CURIOSIDADES

Shelf life de alimentos: saiba o que é e como pode te ajudar

Escrito por Massa Madre Blog
15 de abril de 2019

Quando se trabalha com alimentos perecíveis, é essencial garantir que o seu cliente terá acesso a um produto livre de contaminação e em perfeito estado. É aí que entra o conceito de shelf life, que se refere, de maneira simplificada, ao tempo de prateleira de um alimento. Ou seja, ele é o cálculo do tempo por que determinado produto pode ficar armazenado ou na prateleira da sua loja sem ter a integridade prejudicada.

Calcular a shelf life de alimentos é essencial para a qualidade dos serviços e a gestão da padaria como um todo. Afinal, é por meio dela você consegue entender o volume de produção e compra de determinado produto e evitar a perda de mercadorias nas suas prateleiras, potencializando os lucros do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!

Quais são os fatores que influenciam a shelf life das mercadorias?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que ele leva em conta uma série de características do alimento, como a aparência, aroma, sabor e textura, além do valor nutricional do produto e a presença de agentes microbiológicos e insetos. Ou seja, o tempo de vida de um alimento é determinado a partir do tempo pelo qual ele mantém todas essas características de fabricação, estando adequado ao consumo.

A partir disso, existe uma série de fatores que influenciam diretamente a shelf life das mercadorias. São:

  • matéria-prima utilizada para a fabricação;
  • condições de armazenamento;
  • embalagem;
  • microrganismos que podem atuar no produto;
  • temperatura e umidade do local de exposição;
  • exposição à luz.

Todos esses elementos agem de forma integrada, influenciando no tempo que um alimento pode ser disponibilizado para consumo. Dessa forma, é preciso levar todos esses fatores em consideração na hora de calcular a shelf life dos alimentos da sua padaria.

Como calcular a shelf life dos seus produtos?

Quando se fala em produtos industrializados, é fácil entender qual é a shelf life de cada um deles. Isso porque, de acordo com a legislação, todos têm o prazo de validade exposto em suas embalagens e, caso não tenham passado por nenhum acidente e estejam armazenados em condições adequadas, podem ser vendidos e consumidos até o fim desse limite.

Mas e com relação aos bolos, pães, doces e outros alimentos produzidos na sua padaria? Continue a leitura e descubra algumas dicas a esse respeito!

Entenda cada um dos seus produtos

Em primeiro lugar, é importante estudar muito bem cada um dos produtos, de forma a determinar quais são os fatores críticos que podem influenciar a shelf life deles. Portanto, estude a matéria-prima e as condições de produção. Também é importante ficar atento a possíveis contaminações dos alimentos e ao aspecto sensorial esperado de cada um deles.

Portanto, se você produz um bolo, por exemplo, é importante saber qual a matéria-prima utilizada, possíveis formas de contaminação e aspecto esperado de um bolo apropriado para consumo. Também é importante saber quais são os sinais que ele apresenta quando está se deteriorando.

Planeje testes

Além da observação dos produtos da sua padaria, também pode ser importante realizar alguns testes com os produtos, de forma a garantir que a shelf life seja definida de maneira correta. Para isso, você pode testar o pH dos alimentos, nutrientes, microflora natural, entre outros elementos.

Os testes podem ser realizados diariamente ou em uma outra periodicidade, dependendo das características de cada um deles. Além disso, também é importante selecionar os testes a serem realizados de acordo com as especificidades de cada produto.

Defina a shelf life e monitore

Após a fase dos testes, é possível definir a shelf life de cada um dos produtos da sua padaria. Mas lembre-se de que o processo não para por aí!

Com a shelf life definida, é preciso monitorar periodicamente os produtos, de forma a garantir que a data estabelecida está, realmente, preservando a integridade dos produtos. Portanto, monitore tudo na sua loja e recalcule a shelf life de alimentos sempre que necessário.

Qual a importância desse cálculo para a sua empresa?

A shelf life é essencial tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes. Isso, porque é por meio dela que você garante a qualidade dos produtos da sua padaria a todos os consumidores que passam pelo seu negócio. Portanto, ao calcular a shelf life de alimentos, você evita problemas como a compra de produtos estragados ou impróprios para consumo.

Além disso, também melhora a gestão da padaria como um todo ao calcular adequadamente o tempo de prateleira dos seus produtos. Isso porque, ao cruzar os dados relacionados ao volume de vendas do negócio e à shelf life dos alimentos, você é capaz de planejar as suas vendas com precisão, evitando perdas e outros problemas para a sua padaria.

Portanto, o cálculo adequado da shelf life de alimentos produzidos e vendidos no seu negócio proporciona uma série de benefícios para a empresa como um todo. Os clientes ficam mais satisfeitos, uma vez que têm a garantia de consumir um produto de qualidade, o que aumenta a taxa de atração e retenção na sua empresa e melhora a sua reputação no mercado. Além disso, ainda é possível planejar a produção de forma adequada, evitando perdas e potencializando as suas vendas!

O que o armazenamento de alimentos tem a ver com a shelf life?

Apesar de cada produto ter uma data de validade específica, determinada pelas características específicas do alimento, existem medidas que prolongam o tempo de prateleira das suas mercadorias. Entre elas, a forma como os produtos é armazenada.

Isso porque o armazenamento adequado de cada um dos alimentos produzidos e vendidos na sua padaria é um dos fatores que garantem a preservação da integridade do produto por mais tempo. Dessa forma, quando você conta com geladeiras, freezers e outros equipamentos adequados para armazenar os seus produtos, é capaz de aumentar a shelf life de cada um deles.

Como você pôde perceber, a shelf life de alimentos é um elemento extremamente importante para o seu negócio. Ter conhecimento do tempo de prateleira de cada um dos seus produtos faz parte das habilidades essenciais de um gestor eficiente de padaria. Portanto, faça esse cálculo e potencialize os resultados do negócio.

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber novidades diretamente no seu e-mail!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Forno de padaria: 7 aspectos que você precisa avaliar
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Entenda os principais pontos de atenção sobre a fiscalização sanitária em sua padaria
Quando você atua na indústria alimentícia, deve seguir uma série de normas e leis relacionadas à qualidade dos produtos e segurança para os consumidores e trabalhadores.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Conheça 6 tipos de leite vegetal para oferecer em sua padaria
Quer saber quais os benefícios e os tipos de leite vegetal que você pode oferecer na sua padaria? Leia este artigo!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Tudo o que você precisa saber sobre as novidades na confeitaria. Fique por dentro e se inspire
Quer saber quais são as principais novidades na confeitaria? Entre e descubra tudo sobre isso! 
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Alimentos naturais, processados e ultraprocessados: entenda as diferenças
Entenda mais sobre os alimentos naturais, processados e ultraprocessados. Cada um desses grupos possui determinadas características que fazem diferença na escolha de seus clientes de quais produtos vão comprar na sua padaria.
Massa Madre Blog