CURIOSIDADES

Plano de negócio de uma padaria: como fazer o seu?

Escrito por Massa Madre Blog
18 de março de 2019

Você já ouviu falar em plano de negócio? Sabe para que serve e por que você deveria criar um para a sua padaria? Se não, está na hora de descobrir!

A gestão de uma empresa não é um processo fácil e, quando se fala do ramo alimentício, existem uma série de fatores que influenciam no sucesso do seu negócio ao longo do tempo. Entender muito bem a sua empresa, quem se relaciona com ela, seu público e pontos críticos é essencial nesse aspecto. É aí que entra a necessidade de ter um plano de negócio de uma padaria!

Quer saber mais sobre a área da panificação e descobrir como fazer o plano de negócio para a sua padaria? Então continue a leitura e descubra tudo sobre isso!

Quais são os tipos de padaria existentes no mercado?

Antes de entender qual a necessidade e os benefícios de um plano de negócio de uma padaria, é importante se aprofundar um pouco na história da panificação no Brasil.

As padarias chegaram ao Brasil no final do século XIX, no Rio de Janeiro. Esse conceito foi trazido pelos portugueses e, por incrível que pareça, demorou quase 100 anos para que ele efetivamente se espalhasse pelo país. Isso porque foram os imigrantes de outras regiões da Europa que popularizaram a forma de fazer e comer o pão, já tradicional em outros países.

O pão francês, apesar do nome, não é nada parecido com o que se come na França. Ele veio da adaptação da famosa baguete, tendo uma origem bem brasileira. Hoje, o pão francês — cacetinho, pão de sal ou tantas outras variações de nome dependendo da região do país — está na mesa de boa parte dos brasileiros, fazendo parte da rotina diária da população.

Mas, se ainda há o costume de comer pão, não se pode dizer o mesmo das padarias. A padaria passou a englobar uma infinidade de tipos de estabelecimento, com características bem diferentes entre si. São elas:

Padaria tradicional

Como o próprio nome já diz, esse é o modelo mais tradicional de padaria, também chamada de padaria de balcão. O foco desse estabelecimento são os pães e outros produtos feitos no próprio local — como bolos, salgados, doces, entre outros. Porém, ela também pode vender algumas outras mercadorias relacionadas, como bebidas e alimentos industrializados.

Boutique

Esse é um conceito recente relacionado às padarias e se refere a um estabelecimento, geralmente de pequeno porte, que investe em produtos exclusivos. Ela vende pães artesanais, doces finos e outras mercadorias com grande valor agregado e, na maioria das vezes, está em bairros caracterizados pelo alto poder aquisitivo da população.

Padaria de serviço

Existem padarias que investem em uma grande diversidade de produtos, indo muito além do tradicional pão francês. Elas também oferecem pizzas, sopas, cachorro quente e, até mesmo, almoço. Geralmente também contam com um espaço para que o cliente consuma esses produtos dentro do estabelecimento.

Padaria de conveniência

Esse tipo de padaria está localizado em um local estratégico, de forma a atender aqueles clientes que estavam consumindo outros produtos mas, por conveniência, aproveitam para levar também o pãozinho. É o caso daqueles estabelecimentos localizados em postos de gasolina, por exemplo.

Nesse tipo de padaria também são oferecidos outros produtos, como itens de higiene pessoal, alimentos industrializados e salgados fabricados no próprio local.

Padaria industrial

Também conhecida como padaria sem balcão, a padaria industrial é aquela voltada para a produção de grande quantidade de pães para serem consumidos ou vendidos em outros estabelecimentos. São elas que produzem os pães industrializados que você compra no supermercado e também podem atender a empresas ou obras de construção civil, por exemplo, fornecendo o lanche dos colaboradores desses negócios.

Padaria gourmet

Esse é um outro conceito recente que vem sendo associado a diversos estabelecimentos da área alimentícia — e as padarias não ficam de fora. A padaria gourmet é aquela que foca em uma ampla experiência alimentícia para os seus clientes, valorizando tanto a qualidade quanto a variedade de produtos.

Portanto, além do tradicional pãozinho para comer em casa, elas têm serviço de café da manhã, almoço e, até mesmo, jantar, além de investirem em uma ampla gama de produtos, que podem incluir vinhos, frutas e legumes, salgados variados e muito mais. Também podem contar com um espaço de café, tudo com alta qualidade.

Padaria 24h

Diante de um mundo que não dorme, as padarias 24h ganham espaço, principalmente nas grandes cidades. Além de contar com o pão fresquinho durante todo o dia — e à noite —, esses estabelecimentos também costumam oferecer serviços semelhantes aos de lanchonete, com cafés e salgados disponíveis para serem comidos no estabelecimento.

O diferencial é o funcionamento do estabelecimento, que é capaz de atingir diversos públicos em diferentes horários do dia.

O que é um plano de negócio?

Agora que você já sabe mais sobre o mercado das padarias, é o momento de entender o que efetivamente significa o conceito de plano de negócio.

Um plano de negócio é, basicamente, um documento que resume todos os elementos centrais relacionados à sua empresa. Nele é delimitada a principal missão do negócio, os produtos e serviços que são oferecidos, os fornecedores, o público-alvo, o custo de manutenção e o investimento inicial. Além disso, também são analisados os principais riscos e ameaças, assim como os diferenciais, potencialidade e oportunidades da empresa.

Mas, para que o conceito fique mais claro, continue a leitura e esclareça algumas das principais dúvidas relacionadas ao plano de negócio de uma empresa!

Para que serve o plano de negócio?

O plano de negócio é uma ferramenta de gestão que direciona todas as ações e decisões relacionadas ao seu negócio. Por meio desse documento também é possível identificar ameaças e riscos e, a partir daí, criar estratégias para neutralizar e eliminar esses problemas, de forma a garantir o sucesso e a longevidade da empresa.

Portanto, a principal função dessa ferramenta é fornecer ao empreendedor uma visão global da empresa, tanto do ambiente interno quanto do externo, de forma a gerar clareza sobre o melhor caminho para o negócio. Além disso, ele embasa a tomada de decisão diante de conflitos ou imprevistos e ainda permite a estruturação de estratégias mais alinhadas à realidade da empresa e à demanda dos clientes.

Qual o melhor momento para criar um plano de negócio?

Um elemento muito importante relacionado ao plano de negócio é o timming ligado à criação desse documento. Isso porque essa ferramenta geralmente vem associada ao momento de criação da empresa, antes mesmo da abertura do negócio, como uma forma de estruturar todos os elementos necessários para o sucesso do novo empreendimento.

Porém, apesar de o plano de negócio ser fundamental para a abertura de uma empresa, permitindo que todas as decisões iniciais estejam alinhadas em torno de um mesmo objetivo, ele é relevante em qualquer momento do negócio. Ou seja, mesmo que a sua padaria tenha 5, 10 ou até 30 anos e ainda não tenha um plano de negócio, ela pode se beneficiar da criação desse documento.

É possível modificar o plano de negócio ao longo do tempo?

Uma empresa é um organismo vivo, que passa por diversas fases e se modifica ao longo do tempo. Portanto, não faz sentido que o plano de negócio seja o mesmo desde a criação do negócio até os dias de hoje, não é mesmo?

Dessa forma, o plano de negócio é um documento que deve passar por modificações ao longo do tempo. Periodicamente, ele deve ser revisado e analisado novamente, junto com toda a equipe que faz parte da gestão do negócio, de forma a adequá-lo à nova realidade do mercado.

Agora que você já sabe o que é um plano de negócio, fica o questionamento: uma padaria precisa de um plano de negócio? Quais são os benefícios que essa ferramenta pode trazer para esse tipo de empresa?

Continue a leitura e descubra agora mesmo!

Por que criar um plano de negócio de uma padaria?

O plano de negócio, como você pode perceber, é uma ferramenta que tem a função de permitir que todos tenham uma visão global da empresa e do ambiente externo a ela, permitindo decisões mais assertivas em relação ao futuro do negócio. Portanto, ele é fundamental para qualquer tipo de empresa, inclusive padarias!

Com o plano de negócio de uma padaria em mãos, é possível entender onde estão os principais concorrentes e ameaças da empresa, buscando estratégias eficientes para se destacar no mercado. Além disso, você também passa a conhecer as principais potencialidades do negócio e quais são os diferenciais que fazem com que os clientes escolham a sua padaria.

Tudo isso embasa a tomada de decisão sobre o futuro da empresa. Por meio do plano de negócio você é capaz de entender quais são os próximos passos para atingir os objetivos pretendidos. E ele traz uma série de benefícios para a sua empresa, como:

  • melhora o seu conhecimento sobre empresa, mercado e clientes;
  • permite a identificação de novas oportunidades;
  • melhora a gestão da padaria como um todo;
  • serve de embasamento para a tomada de decisão;
  • potencializa o sucesso da sua padaria.

Portanto, um plano de negócio é essencial para garantir o sucesso e a longevidade da empresa. Quanto mais você conhece a sua padaria, os seus pontos fortes e fracos e todos os aspectos relacionados ao funcionamento do negócio, mais bem preparado você está para tomar as melhores decisões e superar qualquer obstáculo que surja durante o caminho.

Portanto, continue a leitura e entenda como criar um plano de negócio de uma padaria agora mesmo!

Como criar o plano de negócio de uma padaria?

Você já sabe que padarias são estabelecimentos que podem ser muito diferentes entre si, entende o que é um plano de negócio e sabe da importância de criar um para a sua empresa. Portanto, chegou o momento de descobrir como criar um plano de negócio de uma padaria!

Descubra as nossas dicas para definir todos os elementos do plano de negócio!

Faça uma análise do mercado

Comece o seu plano de negócio com uma análise profunda no mercado externo à sua padaria. Para isso, comece com os seus concorrentes, entendendo quem são eles, onde estão localizados e os diferenciais que oferecem aos clientes.

Aqui também é importante entender quem são os seus clientes e as principais demandas e necessidades de cada um deles. Vá além e trace um perfil completo dos consumidores, incluindo ocupação, idade, interesses, padrões de comportamento, entre outros elementos.

Defina a sua proposta de valor

É importante também traçar uma proposta de valor para a sua padaria, ou seja, quais são os produtos e serviços oferecidos e o que eles efetivamente acrescentam aos clientes. Isso significa que você deve ter um valor agregado aos produtos da sua padaria e manter uma coerência entre eles. Tudo isso deve estar descrito na proposta de valor da empresa.

Entenda quem são seus fornecedores e parceiros

Uma padaria depende de uma série de fornecedores diferentes. São empresas que vendem farinha, fermento, produtos industrializados, misturas, entre outros. Dessa forma, é essencial que você inclua no plano de negócio uma lista com cada um dos fornecedores em todos os seguimentos.

Também inclua opções complementares, caso os seus fornecedores principais aumentem os preços ou não consigam entregar no prazo. Além disso, faça também uma lista de parceiros para a sua padaria.

Calcule o custo do negócio

Outro elemento essencial para a criação do plano de negócio da sua padaria é um planejamento de custos. Esse momento é essencial para garantir o futuro e a lucratividade do negócio e, portanto, deve ser bem detalhado.

Liste todos os gastos da sua padaria, atribuindo valor a cada um deles. Devem ser incluídos os salários dos colaboradores, as contas de luz e água, o aluguel, entre outros. Também deve-se calcular o custo de cada um dos produtos e mercadorias de acordo com o valor da matéria-prima e os custos de manutenção básica da empresa.

Nesse ponto, vale ressaltar que é essencial entender qual é o valor mínimo que você precisa gastar para manter a padaria em funcionamento durante o mês. Dessa forma, você é capaz de utilizar esses dados para tomar decisões relacionadas ao planejamento financeiro do negócio e identificar formas de reduzir custos dele.

Entenda quais são os recursos necessários

Você também depende de uma série de equipamentos e outros recursos para manter a sua padaria em funcionamento. É o caso de fornos, câmaras frias, geladeiras, estufas de fermentação, sistemas de automação, entre outros. Além disso, também precisa de um número mínimo de funcionários para atender aos clientes e fabricar os produtos.

Tudo isso também deve ser incluído no seu plano de negócio para que você tenha consciência de quais são os recursos necessários para o funcionamento da sua padaria.

Calcule a sua receita

Outro elemento essencial para o seu plano de negócio é a receita da sua padaria. É aí que você deve elencar quais são as principais fontes de receita do negócio e qual a participação de cada uma delas nos lucros da empresa.

Você pode descobrir que, por exemplo, o pão de sal é a principal fonte de receita, com maior participação nos lucros e, portanto, deve ser o maior investimento. Além disso, produtos industrializados podem ter pouca participação, o que significa que não devem ser priorizados no momento de tomada de decisão.

Mapeie os principais processos

Para que a sua padaria funcione é essencial que você conte com uma série de processos. Eles incluem a produção de cada uma das mercadorias, a realização de pedido para fornecedores, os processos de atendimento ao cliente e o planejamento de vendas e limpeza do estabelecimento, entre outros.

Tudo isso deve estar detalhado no seu plano de negócio, com indicação dos passos do processo, responsáveis pela realização e padrão de qualidade esperado.

Dessa forma, você tem um mapa completo de tudo que acontece dentro da sua padaria, melhorando a visão que tem do negócio como um todo.

Defina um canal de comunicação com os clientes

Você precisa divulgar o seu negócio e se comunicar com os clientes, tanto para atraí-los para a loja quanto para coletar reclamações e sugestões. Portanto, esse é um outro elemento que deve ser incluído no plano de negócio da sua padaria.

Para isso, entenda quais são os canais de comunicação utilizados na atualidade e descubra qual o nível de eficiência de cada um deles. Dessa forma, você é capaz de entender se pode manter o que já existe ou eliminar e acrescentar outros canais para a sua padaria.

O que fazer após redigir o plano de negócio?

Agora que você já sabe a importância de montar um plano de negócio para a sua padaria e entende como fazer isso, é hora de descobrir quais são os próximos passos. Afinal, o plano de negócio é um documento e não produz nenhum efeito quando guardado na gaveta da sua empresa.

Descubra agora algumas ações que você pode implementar após redigir o plano de negócio!

Proteja-se dos riscos

Quando você cria um plano de negócio para a sua padaria, é capaz de identificar uma série de riscos e ameaças ao seu negócio. Eles podem vir da concorrência, mudança da situação econômica do país, abertura de outros estabelecimentos próximos, entre outros.

Dessa forma, é possível utilizar esses dados para criar planos de ação capazes de antecipar cada um desses riscos e proteger o seu negócio contra possíveis prejuízos.

Potencialize o seu diferencial

Com o plano de negócio você também passa a entender melhor quais são os principais diferenciais da sua empresa. Ou seja, o que faz com que os seus clientes procurem a sua padaria e não a concorrência.

A partir disso, é possível criar formas de potencializar esse diferencial, divulgando-o e investindo nesse elemento. Com isso, você potencializa as suas vendas e o sucesso do negócio como um todo.

Reestruture os seus produtos

O plano de negócio faz com que você entenda mais sobre o mercado ao seu redor e as necessidades e desejos dos seus clientes. Além disso, dá uma visão completa sobre os produtos oferecidos pela sua padaria.

Ao comparar esses dois elementos, você é capaz de perceber o quão adequados os produtos da sua padaria estão às demandas dos consumidores. Dessa forma, pode entender quais são aqueles que devem ser retirados da loja ou reformulados, assim como os que podem ser acrescentados de forma a melhorar a aceitação dos clientes aos seus produtos, como opções veganas.

Crie um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta capaz de estruturar, em um só lugar, as principais diretrizes e objetivos da sua padaria, tanto a curto quanto a médio e longo prazos. É nele que você define a missão, a visão e os valores da sua empresa, além de estruturar os objetivos da padaria ao longo do tempo.

A partir do plano de negócio você tem acesso a uma série de insumos relacionados ao seu negócio e ganha clareza na hora de entender quais são as suas principais diretrizes. Com isso, é possível estruturar um planejamento estratégico e criar ações para propagá-lo e colocá-lo em prática, tanto entre os colaboradores da padaria quanto entre os clientes.

Ajuste sempre que necessário

Por fim, é importante entender que o plano de negócio não é um documento estático. A sua padaria passa por uma série de fases ao longo do tempo e o mercado e os seus clientes também mudam constantemente. É por isso que é tão importante revisar o plano de negócio periodicamente.

Portanto, revise-o e faça ajustes sempre que julgar necessário, de acordo com a nova situação do seu negócio.

A padaria é um tipo de negócio que, apesar de antigo, passou por uma série de mudanças nos últimos anos, tendo surgido uma série de tendências para padarias na atualidade. Surgiram novos tipos e a demanda por inovação é uma constante por parte do mercado e dos clientes.

É aí que o plano de negócio de uma padaria entra como um grande aliado da sua empresa, oferecendo uma série de benefícios para o negócio. Agora que você já sabe como criar um, aproveite para implementar essa ferramenta na sua empresa agora mesmo!

E que tal aproveitar para renovar os equipamentos da sua padaria e tornar o negócio mais eficiente e produtivo? Entre em contato com a Ramalhos Brasil agora mesmo e descubra como podemos ajudar!

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