CURIOSIDADES

Como montar um delivery na padaria?

Escrito por Massa Madre Blog
18 de abril de 2019

É cada vez mais comum pedir comida do conforto de casa ou no meio do expediente no trabalho — ainda mais com a tecnologia atual, capaz de unir restaurantes e lanchonetes a clientes por meio de aplicativos no telefone celular.

Quem tem o costume de usar esse tipo de serviço geralmente pede uma pizza, sanduíches e pratos prontos. Mas já pensou se o consumidor puder ter à disposição um delivery da padaria em que ele costuma comprar o pão de sal de todas as manhãs?

Essa é a saída que muitos empresários têm encontrado para driblar a crise, conseguir mais clientes e — por que não? — aumentar os lucros. Se você quer expandir o seu negócio e pensa em oferecer delivery na padaria, não perca este post. Aqui, vamos mostrar como a escolha por esse modelo pode aumentar o seu faturamento!

Por que montar uma padaria delivery?

Como já citamos aqui, o uso de aplicativos ou mesmo do delivery está bastante difundido entre os consumidores. Imagine poder entregar o pão de sal quentinho na porta do cliente pela manhã, o bolo e os salgados para a festa no fim da tarde ou aquela pizza à noite.

Oferecer um serviço de delivery na padaria pode ser bastante vantajoso devido a algumas questões. A primeira delas é o fato de o Brasil ter o maior número de motoboys do mundo, segundo o Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (Sindimoto-SP). Eram mais de 900 mil no último levantamento.

Além disso, o uso de aplicativos para pedir comida já é bastante difundido no país. São diversas as startups que oferecem o serviço hoje em dia, sem contar que a população brasileira já adotou esse hábito. Uma oportunidade para quem deseja expandir os negócios.

Quais são os materiais necessários?

Para começar um serviço de delivery na padaria ou em qualquer outro estabelecimento, é preciso fazer um planejamento. Em um primeiro momento, você deve colocar na ponta do lápis o que é mais vantajoso: ter uma frota própria para entrega ou se juntar a outros tantos estabelecimentos nos aplicativos.

É preciso também ter o controle do estoque e da produção, para que os produtos saiam para entrega sempre frescos. Pensar em embalagens seguras e elaborar os trajetos com precisão ajuda na hora de entregar um produto ao seu cliente.

É possível que seja necessário destacar um ou mais funcionários para receber e separar os pedidos. Se for contar com serviço próprio de entrega, você deverá contratar motoboys ou motoristas terceirizados ou, até mesmo, adquirir a sua própria frota.

Se quiser uma opção mais ecológica, você pode optar por comprar bicicletas para que o delivery seja feito. Além das motocicletas, as bikes têm sido bastante usadas no serviço de entrega, inclusive de comida. Mas lembre-se de que isso tudo pode gerar um custo extra e deve ser bem planejado.

Você também deverá criar um canal de comunicação com os seus clientes para que eles possam fazer os pedidos, seja por telefone, seja por WhatsApp ou pelo site da empresa. Hoje em dia, quase todo mundo está conectado à rede. Por isso, pense em uma forma fácil e direta de se conectar com o seu consumidor. É possível criar, por exemplo, um perfil profissional no Instagram ou Facebook.

Além dos pedidos, é importante manter uma canal de diálogo com o seu cliente. Estar aberto para críticas e sugestões pode ser uma forma de melhorar o seu serviço e, acima de tudo, fidelizar aquele consumidor.

Por fim, mas não menos importante, é preciso pensar em uma boa estratégia de marketing para divulgar o novo serviço e fazer o seu negócio deslanchar. Se você não tem dinheiro para investir em grandes campanhas publicitárias, não tem problema. Com uma quantia pequena, é possível criar peças de divulgação nas redes sociais.

O importante é avisar para os seus consumidores que você tem um novo serviço a oferecer.

Como avaliar se o seu negócio é rentável?

Existem algumas formas de medir o sucesso do seu negócio, o que não é diferente com o sistema de delivery. Você deve observar alguns fatores para decidir se o seu serviço é rentável e pode ser expandido ou se é melhor voltar ao método tradicional de vendas.

O primeiro deles é prestar bastante atenção ao seu cliente. Perceba qual o interesse dele e se, no geral, prefere ir até a loja ou receber o alimento no conforto de casa ou no ambiente de trabalho. Há quem não abra mão de fazer aquela caminhada matinal para ir buscar o pão fresquinho na sua padaria. No entanto, essa pode ser uma parcela pequena do seu público.

Avalie se a procura pelo delivery é constante e homogênea. Ou seja, os clientes procuram mais pela modalidade no fim de semana, a uma certa hora do dia, ou não, ela é simplesmente constante? Essa é uma excelente forma de você avaliar se deve expandir ou restringir o funcionamento do serviço de entrega. Com essa análise, você poderá perceber se, de repente, a entrega deve ser feita somente aos sábados e domingos.

Basicamente, trata-se de você colocar no papel o seu retorno financeiro. Faça uma comparação com a receita de antes e após o início do delivery na padaria. Analise se você consegue cobrir os gastos com o que foi preciso investir, no caso de ter de contratar mais funcionários e comprar a sua própria frota, e se, após todas essas medidas, conseguiu aumentar o faturamento do seu negócio.

Já deu para você perceber que, apesar de ser um modelo de negócio bastante difundido no Brasil, o serviço de delivery na padaria ainda não é tão explorado quanto poderia. Portanto, com um pouco de planejamento e determinação, é possível fazer dessa ideia um diferencial promissor para o seu estabelecimento.

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