CURIOSIDADES

Conheça os 5 principais desafios da indústria de alimentos

Escrito por Massa Madre Blog
1 de julho de 2019

Os negócios na área de alimentos podem ser muito diversos entre si. Porém, por atuarem no mesmo setor, enfrentam desafios semelhantes. Entender quais são eles e qual a melhor forma de superar cada um é essencial para se preparar e garantir o sucesso da sua padaria.

Quer saber quais são? Então continue a leitura e descubra como contornar os principais desafios da indústria de alimentos!

1. Realizar o controle do estoque

Quem trabalha com alimentos, precisa lidar com prazos de validade e condições de armazenagem específicas das suas matérias-primas. Portanto, é essencial adotar estratégias que evitem a falta de produtos para a produção e venda.

O mesmo cuidado se aplica para evitar a perda de estoque devido ao vencimento do prazo de validade ou comprometimento das condições das mercadorias. Dessa forma, o controle de estoque eficiente se mostra como um dos grandes desafios da indústria de alimentos.

Para solucionar esse problema, é essencial que você adote práticas e processos para aumentar a qualidade da gestão de estoque. Em primeiro lugar, é importante entender muito bem o fluxo de mercadorias da sua padaria, de forma a planejar a compra e armazenagem de produtos de forma equilibrada, para que não falte nem sobre nenhuma mercadoria em estoque.

Além disso, softwares específicos para a área ou até mesmo planilhas bem-feitas são grandes aliados nesse processo. Com essas ferramentas, você passa a ter o controle sobre quais são os produtos que estão armazenados e o prazo de validade de cada lote.

Também é possível detectar o momento de solicitar a compra de determinada mercadoria e controlar o valor de compra de cada um dos lotes, ajustando o preço de venda a esse elemento.

2. Padronizar os produtos

Na indústria de alimentos, pode ser difícil estabelecer um padrão de qualidade para os produtos da sua padaria. Afinal, várias equipes se revezam na produção, cada uma com qualificações diferentes e estilos de trabalho distintos. Dessa forma, é possível que o produto feito em determinado período do dia seja melhor que o do outro turno.

Isso prejudica o seu negócio, uma vez que os clientes não conseguem identificar um padrão, não sabendo quando determinado produto possui uma qualidade mais elevada. Assim, passam a se sentir insatisfeitos com o negócio e podem procurar o concorrente, comprometendo suas vendas.

Para resolver esse problema, é importante que você padronize os produtos e estabeleça padrões mínimos de qualidade exigidos. Existem algumas estratégias eficientes nesse aspecto. Uma delas é capacitar os colaboradores de forma que todos tenham um nível de qualificação semelhante, melhorando os resultados da equipe de produção.

Além disso, procure mapear os processos de produção e indicar a forma adequada de cumprir cada uma das etapas, de forma que os produtos sejam feitos de maneira mais semelhante possível.

Por fim, alguns equipamentos se mostram grandes aliados da padronização da produção em sua padaria. Masseiras, equipamentos para fermentação de pães, geladeiras e até mesmo máquinas que enrolam doces e salgados de forma automática ajudam nesse processo.

3. Armazenar produtos de forma correta

Além de controlar os estoques, é importante entender qual a melhor forma de armazenar e transportar os seus produtos. Esse é um dos grandes desafios da indústria alimentícia, uma vez que ela lida com mercadorias perecíveis, que exigem condições ambientais específicas para se manter dentro dos padrões de qualidade e de consumo.

Para resolver esse problema, entenda muito bem quais são as condições de armazenamento exigidas por cada tipo de produto. A partir disso, crie setores diferentes, tanto na loja quanto no estoque, de forma a atender às demandas de cada tipo de mercadoria.

Instalar câmaras frias, geladeiras de qualidade e outros equipamentos é essencial para o sucesso da estratégia. Além disso, é preciso controlar a temperatura e níveis de umidade de cada setor do estoque da sua empresa, de forma a garantir que os produtos sejam armazenados da melhor forma possível.

4. Entender as necessidades dos consumidores

Cada padaria atua em um bairro ou região da cidade. Isso faz com que o público atendido seja muito diferente entre si, possuindo necessidades, demandas e expectativas diversas. Portanto, outro desafio para quem atua na indústria de alimentos é identificar exatamente quais as necessidades do público-alvo e qual a melhor forma de atendê-las.

Alguns processos se mostram muito eficientes para que você supere esse desafio. Em primeiro lugar, observe o seu histórico de vendas do negócio e buscar padrões de consumo dos clientes, como produtos mais vendidos, preço que estão dispostos a pagar pela mercadoria, entre outros indicadores.

Além disso, uma pesquisa de mercado também é uma ótima forma de entender mais sobre quem é o seu público e o que ele espera do seu estabelecimento. Portanto, faça pesquisa com os clientes da padaria e colete feedback e informações sobre o comportamento dessas pessoas. Busque entender também o que eles gostariam de encontrar por lá e o preço estão dispostos a pagar por cada um dos produtos.

5. Atender às normas específicas

Existe uma série de normas e exigências específicas da indústria de alimentos. A legislação referente a esse tipo de negócio é muito rígida, assim como a fiscalização referente ao cumprimento dessas normas.

Então, quando você não está atento a todas essas leis e normas, pode comprometer a saúde de quem consome seus produtos. E, diante de uma fiscalização, é possível que a sua padaria sofra com multas altas, o que compromete a saúde financeira e o futuro do negócio.

Portanto, estude com muito cuidado a legislação referente à indústria alimentícia. Além disso, crie rotinas de emissão de laudos e verificação, de forma a garantir que a sua empresa está sempre dentro do que é exigido pela legislação.

A indústria alimentícia exige que você enfrente uma série de desafios específico desse setor do mercado. Entender quais são eles e as melhores estratégias para superar cada um é essencial para oferecer produtos de qualidade aos consumidores e ganhar espaço no mercado. Portanto, siga as nossas dicas, crie agora mesmo um diferencial e garanta o destaque da sua padaria!

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