CURIOSIDADES

Cardápio de padaria: como montar um perfeito para seus clientes?

Escrito por Massa Madre Blog
4 de julho de 2019

Apesar do que possa parecer, o cardápio de padaria tem grande importância nos resultados que ela é capaz de alcançar. Veja bem, ele é o contato indireto que as pessoas têm com os produtos antes de consumi-los e auxilia na escolha do que o cliente vai pedir para beber ou comer no seu estabelecimento.

É inegável que o menu tem grande influência no pedido do consumidor, sendo capaz de fazê-lo optar por mais produtos e, ainda, selecionar o que mais está de acordo com o que ele deseja pedir e ter maior satisfação na escolha e consumo. Sem falar na imagem que esse simples papel é capaz de passar dos seus produtos e estabelecimento.

Ficou curioso para descobrir como ter um cardápio incrível e que gere bons resultados? Continue acompanhando para conferir nossas dicas!

Selecione os pratos

O primeiro passo para montar o cardápio da sua padaria é selecionar os pratos produzidos no estabelecimento. Se você pretende adicionar opções, retirar antigas ou fazer modificações, esse é o momento certo. Ou, ainda, se pretende realizar ajustes de valores, é importante que sejam definidos já.

Então, escolha o que você deseja colocar no cardápio. Em seguida, nomeie cada um dos pratos de forma atrativa, mas que também os descreva bem, caso ainda não tenha definido os nomes até o momento — lembrando que o ideal é que os pratos selecionados sejam feitos com alimentos fáceis de serem encontrados em diversas épocas, que não representem grande desperdício e que sejam lucrativos e atrativos. Além disso, aposte em alguns itens exclusivos.

Crie uma descrição para cada um dos itens

Além de escolher um nome representativo, é essencial criar uma descrição fiel de todos os pratos. Anote tudo o que for importante sobre aquele alimento: Qual o tipo de pão? Quais temperos são usados? Como é preparado? Essas são algumas entre as diversas perguntas que você pode fazer para ajudar nessa hora.

Se preferir, tenha em mãos a ficha técnica de cada um dos itens. Assim, fica mais simples não esquecer nenhum ingrediente relevante. Mas também não precisa ser muito específico: por exemplo, em um pão recheado, você não precisa informar tudo o que vai na massa. Descreva apenas o tipo de pão que é utilizado e os ingredientes do recheio.

Vale atentar também aos alimentos restritivos. Se há alguma opção sem lactose e glúten, que seja vegetariana ou vegana, que se encaixe em um alimento fitness, entre outras categorias, aproveite para indicar isso de forma breve e clara no cardápio.

Para deixá-lo mais clean, ou seja, mais “limpo” e claro, você pode usar selos ao longo do menu em cada prato que for “especial”. Mas não se esqueça de colocar uma legenda no fim da página indicando o que cada um deles significa a fim de que o consumidor não fique perdido, certo?

Defina a ordem e a categoria dos alimentos

Uma vez que você selecionar os pratos da sua padaria e elaborar uma descrição fiel deles, é hora de categorizá-los. Uma dica é criar uma seção de bebidas, lanches, sobremesas, entre outras definições que se adéquem aos seus produtos.

Se você tem opções de café da manhã que sejam separadas ou em combo, é uma boa ideia criar uma categoria com todas elas para facilitar a escolha do cliente. O mesmo vale para outras refeições, como almoço.

Se preferir, crie um cardápio para cada momento do dia. Essa parte depende muito do tipo de padaria que é a sua e dos produtos que você vende. Então, não deixe de usar a criatividade!

Escolha o formato para cardápio de padaria

Você pode optar por uma folha única com frente e verso, um papel longo dobrado em 3 partes, formato de livro… A escolha varia de acordo com a quantidade de pratos, a identidade da padaria, os produtos, o público alvo, entre outros detalhes.

Uma ideia para facilitar é escolher cardápios de plástico em que você possa colocar as folhas com os produtos, descrições e valores dentro. Assim, caso faça alguma alteração nos produtos, adicione novas opções ou deseje ajustar valores, é possível apenas imprimir novas folhas com as mudanças feitas, sem precisar começar do zero novamente.

Defina as cores

O ideal é que o cardápio seja colorido e cheio de vida para despertar atenção do cliente. Mas é claro que isso é algo que varia para cada estabelecimento. Afinal, o menu precisa ter a cara do seu negócio, bem como combinar com o ambiente, design, fachada, imagem e identidade que ele passa ao cliente.

Por isso, selecione as cores sempre tendo em mente toda a composição e imagem da sua padaria. Se decidir fazer um que seja colorido, lembre-se de escolher tons que combinem entre si, sem deixá-lo bagunçado ou como excesso de informações. É muito importante que o cardápio não fique “poluído” visualmente, para não atrapalhar o cliente.

Coloque boas imagens dos produtos

As imagens dos produtos desempenham um papel importantíssimo na hora do consumo. Afinal, ver uma comida gostosa desperta a nossa vontade de comer. Só de olhar uma foto de comida, nosso corpo já começa a produzir mais saliva e a se preparar para ingeri-lo. Percebe o quanto elas são essenciais no cardápio?

Mas também é preciso tomar muito cuidado para que as fotos sejam fiéis aos alimentos. Caso o cliente escolha uma comida com base na imagem do menu, ele esperará receber um prato assim como o que ele viu. Caso a refeição não corresponda à fotografia, as chances de que ele saia decepcionado são grandes.

Sendo assim, é altamente recomendável contratar um fotógrafo profissional, que seja especializado em fotografias de alimentos, para que ele faça boas imagens dos seus produtos para deixar um simples pão francês irresistível.  Assim o menu será fiel aos pratos e com certeza chamará a atenção dos clientes só de olhar.

O cardápio de padaria deve estar sempre atualizado para que tenha um resultado satisfatório. Se possível, realize testes antes de implementá-lo por completo para descobrir o que se adéqua mais. Ao ter atenção em todas as etapas e executá-las com calma, você sem dúvidas criará um cardápio que seja ideal e que esteja de acordo com suas expectativas e as de seus clientes.

Gostou de saber sobre como montar e aperfeiçoar um cardápio? Aproveite também para descobrir como montar um delivery na padaria e alavancar seu negócio!


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