CURIOSIDADES

Forno de padaria: 7 aspectos que você precisa avaliar

Escrito por Massa Madre Blog
17 de junho de 2019

O forno é um dos principais equipamentos da sua padaria. Afinal, ele é essencial para garantir a qualidade dos pães e demais produtos feitos no seu negócio, contribuindo tanto para uma aparência mais atraente aos consumidores quanto para um produto mais saboroso e com textura adequada.

Portanto, é essencial que você escolha um forno de padaria perfeito para o seu negócio. Quer saber como fazer isso? Então, leia este artigo e descubra quais são os 7 aspectos que você precisa avaliar!

1. Necessidades da sua padaria

O primeiro aspecto que você precisa levar em consideração na hora de escolher um forno de padaria são as necessidades do seu negócio. Nenhuma padaria é igual à outra, sendo que cada uma tem uma demanda por produtos diferentes, além de oferecer mercadorias únicas aos seus clientes. Portanto, por que o seu aparelho deveria ser idêntico ao das demais padarias?

Comece entendendo quais são os produtos que são produzidos no seu negócio, buscando identificar os melhores fornos para cada um deles. Além disso, entenda também o nível de produção dos modelos disponíveis. Ou seja, é preciso que você avalie a qual deve ser o tamanho do forno para garantir que a produção da sua padaria seja eficiente, sem sobrar muito espaço dentro do equipamento.

Com essas informações em mãos você está mais preparado para avaliar as opções do mercado e escolher aquela que mais se adéqua às demandas do seu negócio.

2. Tipos de fornos de padaria existentes

Além de entender quais são as necessidades da sua padaria, é importante pesquisar também sobre os tipos de fornos existentes, assim como pontos positivos e negativos de cada um deles. Existem diversos modelos para padaria, de tamanhos distintos e utilizando métodos e combustíveis diferentes para assar os seus pães. Veja abaixo alguns deles:

  • forno turbo;
  • forno de lastro;
  • forno rotativo;

Portanto, pesquise sobre cada um deles e entenda muito bem quais são as diferenças entre os fornos de padaria. Além disso, descubra para quais tipos de produtos cada um é mais adequado de forma a identificar qual é o melhor para o seu negócio.

3. Qualidade da marca

Ao entender qual é o melhor tipo de forno para o seu negócio — ou melhores tipos, uma vez que pode ser importante contar com mais de um —, é a hora de buscar uma marca de qualidade. Afinal, você perceberá que existem muitas fabricantes de forno disponíveis no mercado e a qualidade do equipamento depende da qualidade de quem o produz.

Portanto, pesquise as marcas disponíveis. É importante que você pesquise sobre a reputação da marca no mercado de forma a identificar quais são as mais confiáveis. Além disso, é essencial conversar com outros donos de padaria de forma a identificar qual o forno que eles utilizam e qual a experiência deles com cada uma das marcas disponíveis no mercado.

4. Orçamento disponível

A saúde financeira da sua padaria é essencial para a manutenção e o sucesso do negócio. Afinal, você precisa ter capital de giro disponível para realizar investimentos, além de dinheiro em caixa para pagamento de contas e de funcionários.

Portanto, na hora de escolher um forno de padaria, também é importante que você tenha clareza sobre qual o orçamento disponível para adquirir esse equipamento. Dessa forma, consulte o planejamento financeiro do negócio a curto, médio e longo prazo, determinando qual o valor de investimento que é possível de ser realizado sem comprometer a saúde financeira da empresa como um todo.

5. Espaço disponível

Outro aspecto que deve ser avaliado na hora de adquirir um forno de padaria é o espaço que você possui na indústria do negócio. O terreno da sua padaria é limitado, assim como o espaço da produção. Dessa forma, dependendo da estrutura do negócio, existem versões que não são viáveis por questões de tamanho.

Portanto, meça o espaço disponível para o forno novo. Caso tenha bastante espaço, você abre um leque de opções que vão desde os modelos mais compactos até aqueles que ocupam um maior espaço. Porém, se a área da produção for limitada, opte por versões menores, que foram desenhados com o intuito de otimizar o espaço dos negócios.

6. Nível de produção

Um elemento central que deve ser avaliado na hora de escolher o forno de padaria perfeito para o seu negócio é o nível de produção. Isso porque cada modelo possui uma capacidade de produção. Dessa forma, caso você adquira um que tenha uma capacidade menor do que a necessária, poderá ter problemas na hora de oferecer os produtos aos clientes, uma vez que existe uma limitação no processo de assar os pães e outras mercadorias.

Porém, se você adquire um forno maior do que o necessário, corre o risco de aumentar muito os custos do negócio. Isso porque toda vez que o ele é ligado, uma quantidade de recursos deve ser investido independentemente do combustível do equipamento. Portanto, o espaço que sobra são recursos desperdiçados.

Portanto, estude a produção da padaria e a demanda por parte dos clientes. A partir daí, escolha um forno que se adeque a essas características do seu negócio.

7. Novidades disponíveis no mercado

Por fim, é importante que você saiba que o mercado de padarias está sempre em evolução. Isso significa que os fornos ficam cada vez mais modernos e automatizados, potencializando os resultados do seu negócio.

Portanto, esteja sempre atento às novidades disponíveis no mercado. Quando você investe em inovação, agrega valor aos produtos e, consequentemente, ao negócio como um todo. Esse pode ser o diferencial da sua padaria, o que fará com que você se destaque no mercado e potencialize os seus lucros.

Adquirir um forno de padaria é um grande investimento para o negócio. Portanto, é essencial que você tome essa decisão com cuidado, levando todos esses elementos em consideração para garantir que comprará o equipamento perfeito para o sucesso.

Você sabia que a Ramalhos Brasil oferece uma grande variedade de fornos para o seu negócio? São fornos turbo, compactos, modulares, rotativos e diversos outros tipo da melhor qualidade. Portanto, acesse nosso site e descubra todas as soluções que temos para oferecer ao seu negócio!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Você sabe fazer o fluxo de caixa da padaria? Veja o passo a passo
Aprenda mais sobre este tema de extrema importância para a saúde financeira da sua padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Pão e o ofício de padeiro
Uma homenagem ao padeiro e seu ofício
Eugênia Pickina

CURIOSIDADES

Cardápio de padaria: como montar um perfeito para seus clientes?
Confira dicas de como ter um cardápio incrível e que gere bons resultados.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Conheça os 5 principais desafios da indústria de alimentos
Realizar o controle de estoque, padronizar produtos, você sabe quais são os principais desafios da indústria de alimentos atualmente?
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Guia completo sobre confeitaria industrial
Guia completo para descobrir dicas para realizar a limpeza do local e evitar acidentes de trabalho, além de entender quais são as estratégias de ouro para reduzir os custos do negócio.
Massa Madre Blog