CURIOSIDADES

Conheça 6 tipos de leite vegetal para oferecer em sua padaria

Escrito por Massa Madre Blog
20 de maio de 2019

O consumo de leite de vaca vem diminuindo ao longo do tempo. Isso se deve a diversos motivos, que vão desde alergias e intolerâncias até a opção de não consumir produtos de origem animal.

Com isso, os clientes da sua padaria buscam por alternativas nutritivas e gostosas para substituir esse tipo de alimento. A principal delas são os leites vegetais, que podem ser derivados de diversos produtos.

Quer saber quais os benefícios e os tipos de leite vegetal que você pode oferecer na sua padaria? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

Os benefícios dos leites vegetais

Os leites vegetais oferecem uma série de benefícios à saúde. Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas estão escolhendo trocar o leite de vaca por essas opções, garantindo uma melhor qualidade de vida e prevenindo uma série de doenças a longo prazo.

Os benefícios desse tipo de alimento são:

  • tem menos calorias do que o leite de vaca;
  • não tem colesterol;
  • conta com uma série de vitaminas, como A, B, D, entre outras;
  • contém fibras, auxiliando na digestão e na sensação de saciedade;
  • não contém glúten;

Os diversos tipos de leite vegetal

Diante de tantos benefícios, pode ser importante que você ofereça opções de leite vegetal na sua padaria. Porém, eles podem ser feitos a partir de diversos ingredientes. Conheça agora os principais tipos de leite vegetal!

1. Leite de soja

O leite de soja é o mais popular entre os leites vegetais. Isso porque, além de ter um preço mais acessível em comparação aos outros leites vegetais, ainda traz uma série de benefícios para a saúde.

O leite de soja tem alto teor de proteínas, sendo muito indicado para quem adota dietas com restrição de carne e outras fontes de proteína animal (como vegetarianos e veganos). Além disso, ainda contribui para a redução do colesterol e dos índices de açúcar no sangue. Ademais, conta com altos índices de cálcio.

2. Leite de amêndoas

Esse leite também é uma das melhores opções quando se fala em leite vegetal. Isso porque ele é muito rico em cálcio e magnésio.

Dessa forma, é a opção ideal para quem deseja tratar ou prevenir a osteoporose. Além disso, ainda traz muitos benefícios para os músculos e o cérebro, devido ao magnésio e ao potássio, sendo a preferência de quem tem fraqueza muscular ou frequenta a academia constantemente.

3. Leite de aveia

O leite de aveia é uma ótima fonte de fibras, antioxidantes, ferro, zinco e vitamina E. Também representa uma opção mais acessível financeiramente para quem quer substituir o leite de vaca pelo leite vegetal.

Ele traz uma série de benefícios para a saúde, como a melhora do sistema digestivo e a diminuição do colesterol. Além disso, é extremamente cremoso e gostoso, sendo uma ótima opção para a sua padaria.

4. Leite de arroz

Esse leite é ideal para quem quer perder peso, uma vez que tem poucas calorias sem perder o seu valor nutricional. Além disso, é feito com os grãos de arroz, que liberam substâncias calmantes. Dessa forma, traz sensação de bem-estar e serenidade, auxiliando no relaxamento.

O paladar agradável é um outro fator que favorece o consumo do leite de arroz. Isso porque nesse produto ele é leve e doce, dispensando a necessidade de açúcar industrializado.

5. Leite de coco

O leite de coco é uma outra opção extremamente popular entre quem decide adicionar os leites vegetais na dieta. Isso porque ele é bastante doce e nutritivo.

Uma outra grande vantagem do leite de coco é o fato de ele ser cremoso e perfeito para receitas. Dessa forma, ele pode substituir o leite de vaca em receitas como bolos e bebidas, tanto quentes quanto frias.

6. Leite de amendoim

Por fim, uma outra opção de leite vegetal para a sua padaria é o leite de amendoim. Ele tem propriedades que trazem benefícios para a saúde, como a alta concentração de antioxidantes.

Também auxilia na redução do colesterol ruim e, por ter grande quantidade de fibras, facilita a digestão e dá a sensação de saciedade para quem o bebe. O leite de amendoim também tem a capacidade de acelerar o metabolismo, dando disposição e auxiliando na perda de peso.

Os motivos pelos quais você deve oferecer opções de leite vegetal em sua padaria

Diversas pessoas pararam de consumir o tradicional leite de vaca para investir em outras opções. Isso pode vir de diversos fatores, tanto relacionados à saúde quanto ao estilo de vida.

Existem indivíduos que sofrem com alergia e intolerância à lactose. Quando consomem produtos com essa substância, como leite e queijo, podem passar mal, ter reações alérgicas, dificuldade de digestão, dores, entre outros problemas.

Além disso, o veganismo também é um estilo de vida que vem ganhando cada vez mais espaço. As pessoas que o adotam escolhem não consumir nenhum produto de origem animal, o que inclui o leite de vaca. Com isso, também buscam por opções vegetais que atendam às suas necessidades.

Por fim, ainda existem aquelas pessoas que entendem que o leite de vaca pode trazer prejuízos à saúde. Isso porque ele tem grande quantidade de gorduras e colesterol e ainda pode ser de difícil digestão, mesmo para aqueles que não sofrem com intolerância. Dessa forma, esse é um tipo de público que também está à procura de outras opções.

Diante dos fatores apresentados, é essencial que a sua padaria invista nesses produtos, buscando agradar a todos os tipos de clientes. Com um mix variado, você aumenta as chances de atender às necessidades e os desejos dos consumidores, ampliando o seu índice de atração e retenção de clientes e, consequentemente, os lucros do negócio!

Como você pode perceber, entre as diversas opções do mercado, os leites vegetais vem ganhando cada vez mais espaço por diversos motivos. Portanto, ao adquirir essa mercadoria no seu estabelecimento, você garante que os clientes vão encontrar tudo o que precisam na padaria, o que garante o sucesso do seu negócio!

Gostou do nosso artigo sobre os tipos de leite vegetal? Então, aproveite para continuar se informando e leia também sobre como fazer um planejamento de vendas eficiente!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Forno de padaria: 7 aspectos que você precisa avaliar
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Entenda os principais pontos de atenção sobre a fiscalização sanitária em sua padaria
Quando você atua na indústria alimentícia, deve seguir uma série de normas e leis relacionadas à qualidade dos produtos e segurança para os consumidores e trabalhadores.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Tudo o que você precisa saber sobre as novidades na confeitaria. Fique por dentro e se inspire
Quer saber quais são as principais novidades na confeitaria? Entre e descubra tudo sobre isso! 
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Alimentos naturais, processados e ultraprocessados: entenda as diferenças
Entenda mais sobre os alimentos naturais, processados e ultraprocessados. Cada um desses grupos possui determinadas características que fazem diferença na escolha de seus clientes de quais produtos vão comprar na sua padaria.
Massa Madre Blog