CURIOSIDADES

Tudo o que você precisa saber sobre as novidades na confeitaria. Fique por dentro e se inspire

Escrito por Massa Madre Blog
16 de maio de 2019

Como anda a confeitaria da sua padaria? Quais são os seus principais produtos? Eles estão alinhados aos desejos e necessidades dos seus clientes? Sabe como inovar na padaria?

Responder a essas perguntas é essencial para que você faça com que a sua padaria se destaque perante a concorrência e continue garantindo a satisfação dos seus clientes. Principalmente quando se trata de inovar os produtos para atrair ainda mais a atenção dos consumidores.

Porém, o mundo da gastronomia muda muito rápido, o que significa que todos os dias surgem novas tendências às quais você deve estar atento para garantir o sucesso do negócio. Quer saber quais são as principais novidades na confeitaria? Continue a leitura e descubra tudo sobre isso!

Qual a importância de estar por dentro das tendências e novidades?

O mundo da gastronomia mudou muito nos últimos anos. Há alguns anos, as pessoas comiam apenas para saciar a fome e a vontade — principalmente quando se fala de doces —, com pouca preocupação sobre a origem dos ingredientes, aparência do produto e método de preparo. Porém, hoje, a situação é totalmente diferente.

Os alimentos não servem apenas para nutrir o corpo, mas também para despertar sensações e emoções positivas em quem os consome. Dessa forma, cresce a busca por produtos que trazem, além de nutrição, bem-estar físico e psicológico.

Há também uma preocupação maior com a origem dos alimentos e o processo de produção pelos quais eles passam. Afinal, as pessoas estão mais preocupadas com a valorização da produção local, alimentos orgânicos e com os benefícios que cada um dos produtos pode trazer para a saúde.

A forma como os clientes se relacionam com as lojas também mudou. Com a chegada da tecnologia, o contato está muito mais virtual do que pessoal. Os aplicativos de entrega ganham cada vez mais espaço, assim como a busca por produtos por meio das redes sociais.

Tudo isso impacta diretamente a confeitaria, trazendo uma série de novidades e tendências para a área. Ficar atento a essas transformações e incorporá-las na sua padaria é essencial para o sucesso do negócio.

Dessa forma você é capaz de sair na frente e se destacar dos concorrentes, aumentando seus índices de atração e fidelização de clientes. Ficar atento às novas tendências também permite que você se aproxime dos consumidores e ofereça produtos alinhados às expectativas desse grupo.

Portanto, continue a leitura para descobrir quais são as principais tendências na confeitaria e se inspirar!

Quais as tendências para os próximos anos?

Agora que você já sabe qual a importância de descobrir e incorporar as novas tendências da confeitaria na sua padaria, é o momento de entender quais são elas. Porém, saiba que essas novidades não se resumem apenas a ingredientes e formas de preparo dos produtos, incluindo também os equipamentos utilizados, a maneira como você se comunica com o seu público e as embalagens que utiliza para proteger seus doces.

Continue a leitura e descubra agora mesmo as principais tendências em cada um desses aspectos!

1. Divulgação

A forma como os clientes se comunicam com os negócios mudou muito nos últimos anos. Hoje a tecnologia faz parte de quase todas as atividades diárias, inclusive aquelas relacionadas às compras e alimentação.

Portanto, os meios de divulgação dos produtos da sua confeitaria também precisa ser modificados. É essencial que você esteja na internet e utilize ferramentas digitais para realizar o marketing do negócio.

Nesse aspecto, surgem três tendências centrais:

  • produção de conteúdo relevante;
  • uso das redes sociais
  • divulgação de promoções e benefícios em meio digital.

Quer saber como funciona cada uma delas e quais os benefícios que podem trazer? Descubra!

1.1. Produção de conteúdo

Estar presente no meio digital é essencial para que você conquiste clientes e estabeleça uma relação de proximidade e confiança com eles — independentemente do ramo de atuação da sua empresa. Afinal, os consumidores estão online 24 horas por dia e utilizam a internet para encontrar estabelecimentos e produtos que desejam.

É aí que entra a importância da produção de conteúdo. Ela faz parte de uma estratégia maior chamada de marketing de conteúdo, que diz respeito à criação de conteúdos relevantes e que agregue valor aos seus clientes, de forma a engajá-los com a sua empresa.

Portanto, a produção de conteúdos é uma forma de interagir com os seus clientes e potenciais clientes de foma a gerar valor para essas pessoas. Além disso, também é possível mostrar que você é referência no mercado e sabe exatamente o que está fazendo, atraindo-os para consumir os seus produtos.

Essa é uma das tendências da área de confeitaria. Nesse aspecto, é importante que você crie conteúdos — que podem ser textos, artes, fotos, entre outros — que atraiam o seu público-alvo e dialogue com os interesses dessas pessoas. Com isso, você melhora o posicionamento da sua marca no mercado e ainda atrai mais clientes para a sua loja.

1.2. Redes sociais

As redes sociais também estão presentes no dia a dia dos seus clientes. Existem várias — como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube — e cada uma tem uma finalidade específica, diferentes formas de se comunicar com o seu público e focos distintos.

Dessa forma, estar presente nas redes sociais é uma forma extremamente eficiente de se aproximar do seu público-alvo de forma casual e leve. Ao criar páginas nessas plataformas para a sua empresa você é capaz de divulgar seus produtos, informar os clientes sobre novidades da loja e ainda entrar em contato direto com os consumidores.

Além disso, as redes sociais também são uma ótima forma de fazer com que a sua marca se torne conhecida no mercado. Por meio delas você é capaz de divulgar a sua loja, atingindo muito mais pessoas do que por outras fontes.

Com isso, você se destaca e atrai mais clientes para a sua padaria. Além disso, pode mostrar os seus doces e bolos nas redes e manter uma relação a longo prazo com quem já frequenta a sua loja.

1.3. Sorteios e promoções no Instagram

Outra prática que está se tornando cada vez mais popular é a realização de sorteios e promoções pelas redes sociais, principalmente o Instagram. Geralmente as empresas anunciam um produto e pedem para que as pessoas curtam a página do negócio e ainda marquem os amigos nos comentários.

Isso traz uma série de benefícios para a sua empresa. Em primeiro lugar, aquelas pessoas que desejam participar do sorteio passam a seguir a sua página. Com isso, algo que seria apenas uma interação pontual se torna um contato a longo prazo com o seu negócio, o que faz com que potenciais clientes conheçam os seus produtos, aumentando a probabilidade de converter isso em vendas.

Além disso, com a necessidade de marcar amigos, outras pessoas que ainda não conheciam a sua padaria também entram em contato com o negócio. Isso pode despertar o interesse delas na sua empresa, fazendo com que elas também sigam a sua página e, até mesmo, se tornem clientes da sua loja, consumindo os produtos da confeitaria do negócio.

2. Doces

Imagine comprar uma coxinha e descobrir que ela é feita de massa de churros e doce de leite. E brigadeiro de açaí, você já comeu?

Quando se fala em doces, a área da confeitaria está cheia de novidades — e esses são apenas alguns exemplos. Surgem novas propostas de matéria-prima para as receitas tradicionais, diferentes formas de apresentação dos produtos e, até mesmo, inovações relacionadas a novos estilos de vida, que interferem diretamente na alimentação das pessoas.

Quer se inspirar e fazer diferente na sua padaria? Então, leia e descubra agora quais são as principais tendências relacionadas aos doces e crie receitas que encantam os seus clientes!

2.1. Reinvenções

A primeira tendência relacionada aos doces são as chamadas reinvenções. Ela surge por uma demanda do mercado e dos consumidores, que já estavam cansados de sempre ter acesso a mais do mesmo quando se fala em confeitaria.

As reinvenções são, basicamente, releituras dos doces mais tradicionais, como brigadeiros e bolos, de forma desconstruída e inovadora. Nesse aspecto vale colocar a criatividade em ação, utilizando estratégias que vão desde trocar os ingredientes principais até modificar a forma de apresentação e consumo desses alimentos.

O brigadeiro, por exemplo, ganhou diversos sabores. Hoje, é possível encontrar versões feitas de caipirinha, frutas cítricas — como limão e maracujá —, sementes e, até mesmo, banana. Ele também pode ser encontrado em diversas formas de consumo, que vão além das tradicionais bolinhas do doce. A mais comum são os brigadeiros de colher, colocados em pequenos potinhos de porções individuais.

Os bolos também ganham novos contornos, sabores e formas. O naked cake, famoso bolo sem cobertura e enfeitado com frutas e cremes, ganhou espaço no mercado brasileiro. Outra tendência são os bolos extremamente decorados, utilizando rendas de açúcar ou pinturas à mão, o que torna o doce uma verdadeira obra de arte.

Isso se estende para todos os doces tradicionais. Portanto, deixe a imaginação fluir e aproveite para apresentar aos seus clientes novas opções a partir dos alimentos com os quais eles já estão acostumados.

2.2. Crossover

O crossover é uma outra tendência que vem ganhando espaço na confeitaria. Esse conceito está ligado à arte de fazer doces com aparência de alimentos salgados.

A receita mais popular nesse aspecto é a coxinha de churros. Para isso, os confeiteiros utilizam a massa de churros moldada em forma de coxinha e recheiam com doce de leite — ou outro recheio de churros de sua preferência. Com isso, é possível surpreender os clientes com um sabor incrível e inesperado.

Você pode utilizar esse conceito em diversos tipos de doces. Os mais comuns são pizzas e batata frita como outras opções de alimentos salgados que podem ser imitados utilizando apenas receitas de doces.

2.3. Opções veganas

O número de vegetarianos e veganos cresceu muito nos últimos anos — e a tendência é de continuar aumentando. Nesse aspecto, vale tomar um cuidado especial para agradar a esse tipo de público com os seus doces.

O veganismo é um estilo de vida adotado por pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal, o que vai desde alimentos até roupas, sapatos e cosméticos.

Entretanto, isso não significa que eles comem apenas salada, pelo contrário! Existem uma série de pratos deliciosos, tanto doces quanto salgados, que podem ser encontrados na culinária vegana.

Incorporar alimentos veganos como opções da sua confeitaria traz uma série de benefícios, tanto para você quanto para quem adota esse estilo de vida. Isso porque é um mercado em crescimento, com alto potencial de lucro. Ele chegou recentemente ao Brasil, o que significa que ainda não há muitas pessoas produzindo alimentos desse tipo. Além disso, você atende não apenas o público vegano, mas também quem tem intolerância à lactose, por exemplo.

Para isso, é preciso encontrar opções vegetais para substituir produtos de origem animal, como os ovos e o leite. A mais usada são os leites de amêndoas ou de coco. O chocolate também não deve conter leite na sua composição, sendo que os mais amargos são mais fáceis de serem encontrados.

2.4. Doces regionais

O Brasil é um país de dimensões continentais, o que significa que não é apenas o sotaque que muda de uma região para outra, mas também a culinária. E isso traz para a confeitaria uma série de insumos para inovar e aproveitar todas as riquezas do Brasil da melhor forma possível.

É aí que entra essa outra tendência da confeitaria: os sabores regionais. Chefes estão criando doces com diversos ingredientes e elementos típicos do país, como queijo com goiabada — o famoso Romeu e Julieta —, castanhas do pará e do caju e paçoca.

Nesse aspecto, você pode se aventurar por sabores ainda mais inusitados, como tapioca, cupuaçu e, até mesmo, açaí e cuscuz.

2.5. Doces etílicos

Uma outra tendência da confeitaria, que está em alta na atualidade, são os doces que levam bebidas alcoólicas na receita. Elas equilibram o açúcar do alimento e ainda trazem um elemento surpresa para quem consome, deixando os produtos ainda mais gostosos.

Você pode utilizar uma série de bebidas nas receitas para inovar nesse aspecto. Entre eles, as mais utilizadas são o whisky, tequila e licor amarula, já que combinam muito bem com chocolates, principalmente os mais escuros. Entretanto, os doces inspirados em drinks, principalmente na caipirinha, também vêm ganhando bastante espaço no mercado.

2.6. Doces com frutas

Quando se fala em doce, as frutas são uma grande tendência para a área da confeitaria. Afinal, elas já têm, naturalmente, o sabor adequado para criar ótimas receitas.

Portanto, uma outra tendência da área da confeitaria são as frutas como estrelas principais dos pratos. Além de trazer beleza e cor para os doces, possibilitando uma apresentação que chame a atenção dos clientes, elas ainda permitem que você equilibre o açúcar, levando frescor e refrescância ao paladar.

2.7. Doces caseiros

Como você já sabe, os doces não servem apenas para matar uma vontade pontual. Todos os alimentos estão carregados de sentimentos e sensações específicas, relacionadas às memórias e desejos dos consumidores.

Portanto, a broa da sua padaria pode lembrar o cliente da broa que a avó fazia quando ele era criança, transportando-o diretamente para essa memória distante e trazendo sensação de bem-estar. Isso também acontece com os docinhos e os bolos da confeitaria. Portanto, uma novidade na área é o ressurgimento dos doces caseiros e tradicionais.

Nesse aspecto, nem sempre há uma busca por perfeição e padronização dos doces, mas sim pelo uso de ingredientes de qualidade e a valorização do trabalho manual no momento de produção.

Além disso, cada região do país terá produtos específicos que são característicos do local, sendo que você deve investir neles para ajudar os clientes a regatar a sensação de conforto dos tempos nos quais consumia esses doces.

2.8. Sobremesas funcionais

Outra característica do mundo atual é a busca pela saúde. Portanto, mesmo quando se fala em doces, há pessoas que dão preferência para aqueles que têm menos calorias, açúcares e gorduras, de forma a manter o corpo saudável sem ter que abrir mão do prazer de comer um delicioso doce.

Nesse aspecto, a novidade na confeitaria vem dos doces funcionais — ou fit. Eles consistem em versões dos doces tradicionais utilizando matérias primas mais saudáveis e, até mesmo, mais nutritivas.

Um exemplo são os brigadeiros com chocolate amargo e nos quais é possível substituir o leite condensado por outros ingredientes. Você pode, inclusive, acrescentar suplementos proteicos para agradar ainda mais os clientes.

3. Embalagens

Não adianta criar um doce delicioso e bonito quando a embalagem não combina com o trabalho realizado. Afinal, além de proteger os alimentos, esse elemento também tem a função de chamar a atenção do público e encantar os clientes.

Nesse aspecto, é essencial que você invista em embalagens inovadoras e bonitas para agradar aos seus clientes. Aproveite para utilizar esse elemento para dar um toque de personalização aos seus doces, mostrando que eles foram feitos especialmente para os seus clientes.

Outro ponto importante relacionado às embalagens são as datas comemorativas. Afinal, doces são ótimos presentes para o dia das mães, dia dos namorados, aniversários e outras datas. Portanto, invista em combos comemorativos e chamativos para essas épocas, garantindo um marketing sazonal de qualidade para a sua confeitaria.

Outra dica, nesse aspecto, é valorizar também as embalagens ecológicas. Isso porque a preservação do meio ambiente é um assunto em alta na atualidade, deixando evidente a responsabilidade de cada um nesse aspecto. Portanto, buscar por embalagens sustentáveis, que gerem o menos prejuízo possível para o planeta, é uma ótima forma de mostrar aos seus clientes que você se preocupa com a sociedade como um todo.

4. Equipamentos

Quando se fala em tendências para confeitaria, os equipamentos não podem ficar de fora. Afinal, além de otimizar a produção dos alimentos vendidos na sua padaria, ainda garantem qualidade e padronização para os doces e bolos vendidos no negócio.

Nesse aspecto, uma dar tendências são as máquinas que modelam os doces de forma automática. Elas têm a capacidade de modelar milhares de doces por dia, sendo que você precisa apenas inserir a massa no local adequado.

Com isso, todos ficam padronizados, com o mesmo tamanho e formato. Além disso, algumas ainda oferecem a opção de incluir também o recheio do doce na produção. Nelas, basta colocar a massa em um determinado local e o recheio em outros e a máquina monta o doce de forma automática.

Outro equipamento muito importante para a confeitaria são os fornos. Afinal, um bolo mal assado pode acabar com toda a receita.

Nesse aspecto, a tendência são os fornos adequados para ficarem à vista do público. Esses equipamentos são bonitos e modernos, assando igualmente todas as receitas colocadas. Além disso, funcionam por meio de diversos combustíveis, podendo ser utilizado lenha, gás ou energia elétrica para assar os seus doces.

Contudo, o mais interessantes é que eles podem ficar em um local no qual o seu público pode ver o que é feito. Com isso, além da qualidade garantida pelo forno, você ainda é capaz de despertar a atenção dos clientes, que ficam esperando os doces saírem quentinhos do forno para consumir.

Por fim, um outro equipamento essencial para a confeitaria são as câmaras frias. Afinal, são elas que garantem a durabilidade dos produtos ao longo do tempo.

É importante que você encontre um equipamento adequado para o tamanho da sua padaria. Caso tenha uma indústria pequena, com pouco espaço disponível para novos equipamentos, você pode investir em mini câmaras, que se adequem perfeitamente à sua padaria de forma a garantir a conservação dos seus produtos.

Estar sempre atento às novidades na confeitaria é essencial para que você garanta o sucesso da sua padaria. Isso porque os seus clientes estão mais exigentes na atualidade, buscando inovação e criatividade nos doces que consomem.

Portanto, aproveite que você já sabe quais são as principais tendências da área e invista na renovação dos seus produtos e equipamentos. Além disso, não se esqueça de também colocar a sua empresa nos meios digitais de forma a se aproximas dos seus clientes e mostrar todas as mudanças que você fizer no negócio!

Quer saber como renovar os seus equipamentos para ficar alinhado às novidades na confeitaria? Então, entre em contato com a gente e descubra todas as soluções que a Ramalhos Brasil tem para oferecer!


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