CURIOSIDADES

Veja como aproveitar a sazonalidade para vender mais!

Escrito por Massa Madre Blog
19 de novembro de 2018

Existem determinadas épocas do ano nas quais o comércio está mais aquecido. É exatamente nesse período que as empresas podem aproveitar a tendência e adotar medidas estratégicas para saber como vender mais os seus produtos. Trata-se da sazonalidade de vendas.

Esse fenômeno causa impactos em vários segmentos da economia, e não poderia ser diferente no setor alimentício. Nessa época, a probabilidade de fechar uma compra é maior e, inclusive, as chances de aumentar o ticket médio dos clientes aumentam consideravelmente.

Mas, afinal, como vender mais aproveitando a sazonalidade de vendas? É isso o que vamos mostrar. Continue a leitura!

O que é a sazonalidade nos negócios?

A sazonalidade das vendas ou dos negócios se refere a uma determinada época do ano na qual aumentam as vendas de um produto ou serviço e, em outros períodos, o mesmo item não vende tanto assim. Isso pode ser potencializado por datas comemorativas, clima e férias, por exemplo.

Nesse período, o comércio é beneficiado com a chegada das chamadas datas comerciais, como Natal, Páscoa, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc. Como consequência disso, os produtos disponibilizados têm grande procura e são vendidos rapidamente. Além disso, no verão, por exemplo, produtos como protetor solar e roupas de praia costumam vender muito mais do que no inverno.

Como vender mais nessa época?

Atentas a esse fenômeno, as empresas precisam identificar a sazonalidade das suas vendas, e, a partir daí, adotar medidas estratégicas para potencializar ainda mais os seus resultados, aumentando, assim, o ticket médio dos seus clientes.

O empresário deve ter cuidado para aproveitar as oportunidades que surgem nos meses de maiores vendas e, ao mesmo tempo, fazer com que a empresa se organize para suportar períodos mais fracos nos quais os produtos têm procura menor.

Vamos apresentar, a seguir, algumas dicas de como vender mais aproveitando as épocas de vendas sazonais.

Aumentar a produção

Se a procura pelos produtos aumenta em determinadas épocas do ano, nada mais coerente do que aumentar a produção e ter uma boa gestão de estoque.

Muitos empresários têm receios sobre esse fator. Eles acham que correm o risco de produzir ou comprar demais e as mercadorias acabarem ficando encalhadas no estoque.

Por isso que é preciso fazer uma observação do negócio, verificar a estimativa de compras com base nos anos anteriores e adotar medidas de organização e planejamento adequadas para fazer a gestão de estoque corretamente.

Assim, estudar a sazonalidade do empreendimento ajuda a garantir o preenchimento do estoque, que os clientes sejam bem atendidos e os produtos vendidos. Além do mais, quem aumenta a produção e a gestão do estoque com maior antecedência, pode conseguir bons descontos junto aos fornecedores e aumentar ainda mais os seus lucros.

Contratar colaboradores sazonais

Muitos empreendimentos praticam a contratação de colaboradores em épocas sazonais de vendas. É o chamado trabalho intermitente, periódico e sazonal, junto à empresa de trabalho temporário.

Trata-se de um trabalho complementar que ajuda a satisfazer a alta demanda na procura de produtos e serviços. Assim, esses empregados ajudam a reforçar o quadro de equipe e, em contrapartida, conseguem um dinheiro extra ou até mesmo o seu primeiro emprego.

Um exemplo que sempre vemos sendo noticiado é a admissão de funcionários em empreendimentos alimentícios que aumentam as vendas de ovos de chocolate em grande quantidade no período da Páscoa, ou que começam a produzir panetone quando se aproxima o Natal.

Investir em produtos de grande demanda

Isso funciona da seguinte forma, na prática: como o empresário do empreendimento sabe que a venda de determinados produtos é maior em certa época ano, ele se programa para produzir mais naquele período ou para fazer as suas compras junto ao fornecedor apenas naqueles meses.

Dessa maneira, ele mantém a gestão do seu estoque e não corre o risco de encalhar a mercadoria e sofrer prejuízos, já que sabe que, em certos meses, determinado item não vai sofrer uma demanda alta de procura pelos consumidores.

Assim, o empresário que estuda a rotina dos seus negócios e adapta a sua produção para investir em produtos de grande demanda conseguirá atender os seus consumidores com mais eficiência. Já o empreendedor que não dá muita importância para esse cenário perde grandes oportunidades e abre o caminho para a concorrência.

Apostar em ações de marketing

Como na época de vendas sazonais a busca por determinado produto é grande, a concorrência também aumenta. As demais empresas querem o mesmo que você: aumentar as operações e atrair mais clientes.

Por isso, é necessário ter um diferencial para chamar a atenção e o interesse do público-alvo. Por isso, o planejamento de ações de marketing é uma boa ideia de investimento.

Criar campanhas estratégicas com o objetivo de divulgar a marca e proporcionar mais apelo aos produtos oferecidos é uma excelente oportunidade para garantir maior lucratividade.

Redes sociais

As ações de marketing podem ser feitas nas redes sociais. Esses meios de comunicação ajudam a criar um relacionamento mais pessoal com os consumidores e faz com que eles criem mais confiança na marca.

Newsletters

Além disso, o cadastro em Newsletters permite o envio de conteúdo útil e de qualidade, o que ajuda a promover o seu negócio e criar uma relação mais próxima com o cliente. Assim, no momento em que eles precisarem de um determinado produto, vão se lembrar daquele seu e-mail e vão procurar sua marca para adquirir o produto.

Promoções

Criar promoções em épocas de sazonalidade ajuda a promover o negócio e movimentar ainda mais a marca. Por isso, aposte em sorteios, vendas de kits especiais para datas comemorativas e demais campanhas que ajudam a atingir mais pessoas. O importante é usar a criatividade e divulgar a marca de forma positiva para o público-alvo.

Deu para entender melhor a importância da sazonalidade de um produto ou serviço? Ela ajuda a conhecer as características do seu negócio e a entender como vender mais. Além disso, permite se programar e se precaver contra a baixa lucratividade em determinados períodos. Dessa maneira, o empresário pode planejar novas estratégias de vendas e consegue manter a saúde financeira do seu empreendimento.

Conseguiu aprendeu como a sazonalidade de vendas pode ser benéfica para o seu negocio? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário no post!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Práticas sustentáveis na padaria: tudo que você precisa saber
Dicas e medidas de como implantar práticas sustentáveis na padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Veja como inovar na sua padaria com as embalagens de produtos
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas para você fazer um planejamento de vendas eficiente na sua padaria
Dicas especiais para realizar um planejamento de vendas super prático e muito eficiente.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas de como reduzir custos na sua padaria
Dicas importantes de como reduzir os custos na sua padaria
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Design para padaria: como melhorar a experiência do cliente em meu negócio?
Dicas de como proporcionar uma boa experiência ao cliente!
Massa Madre Blog