CURIOSIDADES

Saiba como utilizar o marketing digital em padarias e confeitarias

Escrito por Massa Madre Blog
16 de agosto de 2018

O marketing digital para padarias e confeitarias é um ótimo recurso para aumentar a visibilidade da sua marca. Consequentemente, você conquistará novos clientes e aumentará as vendas.

Para tanto, são utilizadas diferentes estratégias (além de um projeto para colocá-las em prática), levando sempre em consideração as características do seu negócio e o tipo de público que se pretende alcançar.

Existem diferentes canais que podem ser usados para chamar a atenção das pessoas e fazê-las ficar com água na boca a cada receita que você posta e compartilha. A seguir, veja quais são esses meios e, ainda, o que é necessário para adotar o marketing digital na sua padaria ou confeitaria. Confira!

Quais são as principais estratégias do marketing digital?

Para manter uma boa comunicação entre seu estabelecimento e os clientes, são utilizados diferentes canais e estratégias. Afinal, além de ter um bom mix de produtosmatérias-primas e alimentos de qualidade, é preciso manter os consumidores por perto e dar destaque à sua marca.

Acompanhe, abaixo, quais são as principais técnicas usadas no marketing digital para padarias.

Redes sociais

É inegável que as redes sociais se tornaram um meio de comunicação eficiente e mundial. Sempre que pesquisamos por qualquer tipo de estabelecimento, encontramos páginas ao menos no Facebook e no Instagram, não é mesmo?

Além de mostrarem os endereços detalhadamente, tais canais contêm a opinião de clientes, promoções, fotos do estabelecimento e demais características que nos fazem querer visitar o local. Assim, é possível atribuir um diferencial à sua padaria.

Portanto, não fique no anonimato: use as redes sociais a seu favor! Crie uma página nos principais sites, divulgue seus produtos e providencie um canal de atendimento ao público. Entretanto, não se esqueça de atualizar esses canais constantemente, pois isso é muito importante para manter sua marca ativa.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo figura entre as estratégias mais eficientes e utilizadas. Trata-se de engajar o público por meio de materiais relevantes — e, para tanto, o melhor canal de divulgação é o blog.

Além de ser um meio de comunicação exclusivo entre você e o público-alvo, essa é a forma mais indicada de divulgar conteúdos e otimizar sua marca nos motores de busca (Google).

Cada post que você publica é uma chance de alcançar novos clientes, gerar oportunidades de vendas e aumentar a visibilidade do negócio. No entanto, para conferir autoridade à marca, é preciso disponibilizar conteúdos relevantes e que vão além de simples posts.

Chatbots

Chatbot é, basicamente, um software que simula o ser humano em uma conversação. Esses programas funcionam dentro de aplicativos de mensagens, como o Messenger (do Facebook).

Eles são baseados em inteligência artificial e, por isso, têm a capacidade de entender tudo o que um cliente envia para você, sejam perguntas, reclamações ou sugestões. Além disso, os chatbots “aprendem” com os dados, ou seja, quanto mais as pessoas usam o recurso, mais inteligente e eficiente ele fica.

Você pode estar se perguntando: “o que esses “robôs” têm a ver com o marketing digital para padarias”? Na verdade, tais softwares são muito mais do que isso. Os chatbots têm como objetivo chegar o mais próximo possível de uma conversa entre duas pessoas — característica que pode ser o diferencial no relacionamento com o público. Afinal, existem empresas que levam dias para responder a um cliente, o que é fortemente prejudicial.

Além de todas as facilidades citadas, vale lembrar que os chatbots podem ser usados para compartilhar informações entre sua equipe.

Como implantá-lo em seu negócio?

Começar a usar o marketing digital para padaria é mais simples do que parece. Contudo, para que a estratégia funcione de maneira eficiente, é preciso seguir alguns passos. Confira, a seguir, quais são.

Faça um planejamento estratégico

A primeira etapa do marketing digital para padarias é fazer um planejamento estratégico. Para tanto, é preciso ter em mente seus objetivos: aumentar o lucro? Atingir mais clientes e ampliar a visibilidade do empreendimento?

Conhecendo suas metas e necessidades, é possível definir estratégias e prazos. Assim, o marketing digital funcionará da maneira com que foi planejado.

Conheça seu público-alvo

No marketing digital, seu público-alvo é resumido por uma persona (personagens fictícios). Por meio dessa definição, você terá foco para os conteúdos ou campanhas e saberá exatamente com quem está falando, pois terá conhecimento das dores dessas pessoas.

Faça pesquisas, disponibilize formulários ou deixe questionários ao final de cada post, com perguntas sobre gênero, idade e escolaridade. Pergunte, ainda, o que há de interessante no site e o que a pessoa busca quando entra em uma padaria, panificadora ou confeitaria, por exemplo.

Defina os canais de marketing

Qual o é meio que você pretende utilizar em suas divulgações? Redes sociais, blogs e sites? Lembre-se de que é fundamental garantir que tais canais contem com uma boa gestão. Afinal, de nada adianta disponibilizar diferentes opções de comunicação e divulgação se elas são falhas.

Posicione sua padaria

No marketing digital, o posicionamento é essencial para criar imagens e identidades de produtos, empresas ou marcas. Para tanto, é preciso que o público considere sua padaria como relevante diante dos concorrentes — isso é possível pela autoridade e pela geração de conteúdos relevantes, que agreguem valor à vida das pessoas.

Quais são as vantagens do marketing digital para padarias?

Agora que já falamos quais são as estratégias mais utilizadas e como implementar o marketing digital para padarias no seu negócio, que tal conhecermos os benefícios dessa técnica? Confira a seguir!

Fortalecimento da marca

Seja a partir de blogs, redes sociais ou outras estratégias do marketing digital, a marca se fortalecerá e ganhará mais autoridade. Quando você esclarece dúvidas, explica conceitos, disponibiliza dicas e mostra que domina os assuntos do setor, seu negócio acaba se tornando referência para os clientes.

Aumento das vendas

Melhorando o relacionamento com o público-alvo e fortalecendo a marca, o resultado é o aumento nas vendas e na possibilidade de novos negócios ou parceiros. Com o marketing de conteúdo e as mídias sociais, por exemplo, é possível criar uma relação de confiança entre clientes e empresa.

Baixo custo em comparação com o marketing off-line

Muitos empresários e gestores não apostam no marketing digital para padarias por pensarem que a estratégia requer um alto investimento. Trata-se, porém, de um engano. Até mesmo as pequenas empresas são beneficiadas, pois é possível atrair muitos clientes e compartilhar a publicidade sem prejudicar o planejamento financeiro.

Esse recurso, portanto, é o oposto do marketing off-line. Nesse último, é preciso desembolsar uma boa quantia para ver sua marca em outdoors, jornais, revistas, panfletos e demais meios de divulgação.

O marketing digital para padarias é um excelente meio para tornar seu negócio conhecido, disponibilizar conteúdos que sejam relevantes ao público e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro. No entanto, para que tudo funcione como o planejado, é necessário adotar estratégias que estejam de acordo com as caraterísticas da empresa.

Viu só como as redes sociais e os blogs podem ajudar a criar mais autoridade para seu estabelecimento? Para ficar por dentro de mais dicas e conteúdos, assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente em seu e-mail!


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