CURIOSIDADES

Como as novas tendências na alimentação estão impactando as padarias?

Escrito por Massa Madre Blog
22 de abril de 2019

O mercado da alimentação está sofrendo intensas transformações, e você já pode observar grande parte delas entre os consumidores da sua própria padaria. Cresce a demanda por produtos saudáveis, orgânicos, sem glúten e sem lactose. Também há um aumento no número de pessoas que seguem uma dieta vegetariana e vegana, o que gera um aumento no consumo de alimentos desse tipo.

Tudo isso faz com que surjam novas demandas para o setor de alimentação, o que inclui a sua padaria. É importante que você saiba quais são as novas tendências do mercado e faça modificações para se adequar a elas, de forma a se manter competitivo perante os seus concorrentes.

Quer saber mais sobre isso? Então leia este artigo agora mesmo e descubra quais são as novas tendências na alimentação e como cada uma delas impacta o funcionamento da sua padaria!

De onde surgem essas novas tendências na alimentação?

Todas as pessoas precisam se alimentar para garantir os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Porém, a forma como os seres humanos fazem isso vem mudando ao longo do tempo, o que pode ser percebido tanto entre os seus amigos e família quanto os clientes da sua padaria.

Se, com a chegada da industrialização, grande parte das pessoas recorreu aos alimentos industrializados, que dispensavam a necessidade de horas na cozinha, hoje, a realidade é outra. Apesar da grande demanda de trabalho e sobrecarga de atividades do dia a dia, as pessoas se preocupam mais com os nutrientes ingeridos e a manutenção da saúde por meio de uma alimentação saudável.

É daí que surgem as principais tendências da atualidade. A preocupação com o que se está ingerindo é somada ao surgimento de dietas cada vez mais distintas umas das outras. Cresce, por exemplo, o número de pessoas vegetarianas e veganas. Além disso, também pode ser observado um aumento no número de indivíduos com intolerância à lactose e doença celíaca — ou seja, que não podem ingerir glúten.

Diante desse novo cenário, a sua padaria precisa se adaptar às novas demandas dos clientes, de forma a se manter competitiva no mercado. Entenda agora o porquê!

Por que a sua padaria deve ficar atenta e se adaptar às novas tendências?

As padarias são um tipo de comércio extremamente antigo no Brasil. Elas chegaram em território nacional no século XIX, trazidas pelos colonizadores portugueses.

De lá pra cá, o modelo de padaria mudou muito. Se antes predominavam pequenos comércios, em sua maioria do tipo familiar, nos quais os clientes encontravam apenas o tradicional pão francês, hoje a realidade é totalmente diferente.

Além das padarias que vendem apenas produtos fabricados na própria loja — como pães, bolos, salgados e doces — também há aquelas que comercializam uma grande variedade de produtos industrializados, alimentos gourmet e, até mesmo, padarias industriais, sem balcão.

Portanto, a concorrência é alta e o mercado está cada vez mais competitivo. Para efetivamente se destacar e atrair clientes, garantindo o sucesso e a longevidade do seu negócio, é essencial que você entenda quais são as novas demandas dos seus clientes e modifique processos e produtos de forma atendê-los.

Confira agora quais são as novas tendências na alimentação para ficar de olho.

Quais são as novas tendências na alimentação?

Diante dessas novas preocupações dos consumidores e da nova realidade, surgem uma série de tendências no mercado da alimentação. Quer saber quais são elas para começar agora mesmo a se adequar? Então continue a leitura e descubra!

1. Procura por produtos saudáveis

Na atualidade, as pessoas estão mais preocupadas em cultivar um estilo de vida saudável. Ou seja, além de investir na prática de exercícios físicos, manter o sono em dia e ter cuidados com o corpo no geral, os seus clientes valorizam cada vez mais os componentes nutricionais dos alimentos que ingerem.

Portanto, é essencial que você invista em alimentos saudáveis, utilizando ingredientes integrais e frescos na fabricação dos seus produtos. Nesse aspecto, vale inovar, adicionando legumes e frutas a diversos itens — inclusive os doces — da sua padaria.

Além disso, o consumo de grandes quantidades de grão e castanhas também foram valorizados, o que significa que receitas que têm esses ingredientes como base podem ser adicionadas ao cardápio.

Porém, lembre-se de que tudo isso deve vir alinhado ao sabor e textura. Afinal, os clientes não querem apenas consumir produtos saudáveis, eles desejam ter acesso a alimentos gostosos e bonitos.

2. Valorização da apresentação

Por falar em textura e aparência dos produtos alimentícios, uma outra tendência dessa área é a valorização da apresentação deles. Isso porque uma receita bem-feita, com aparência padronizada e atraente, agrega valor à mercadoria a chama a atenção dos clientes para o seu consumo.

Nesse aspecto, algumas tendências de apresentação chamam a atenção. Um exemplo disso é a valorização de frutas, flores e cores naturais nos produtos alimentícios. Isso significa que, além de utilizar alimentos saudáveis e frescos na fabricação, é importante adicionar esses itens também à apresentação da mercadoria.

Outro aspecto muito valorizado pelos clientes é a padronização. Isso significa que a sua fornada de pães, pão de queijo, salgados e outros produtos deve ter alimentos bastante semelhantes entre si, evitando que um destoe da maioria.

3. Uso de outros tipos de farinha

Para quem adota uma alimentação fitness, a farinha de trigo, principalmente a branca, pode ser uma das maiores inimigas. Além disso, ela contém glúten, substância que gera uma série de problemas para quem tem alergia ou intolerância a esse alimento.

É aí que entram os outros tipos de farinha, que fogem da opção tradicional derivada do trigo. Com elas, você é capaz de produzir pães e outros alimentos com qualidade igual ou, até mesmo, superior ao tradicional pão francês. Além disso, ainda atende às demandas de um público que está cada vez mais exigente em relação aos produtos alimentícios consumidos.

Você sabia que existem mais de 18 tipos de farinha? Entre elas estão as de milho, sêmola, amêndoa, cevada, arroz e tantas outras opções disponíveis no mercado. Portanto, comece agora mesmo a estudar receitas utilizando esses tipos alternativos de farinha e aproveite para diversificar os produtos vendidos no seu negócio.

4. Produtos sem lactose

Outra restrição alimentar que atinge cada vez mais pessoas é a intolerância à lactose. Nesse aspecto, mesmo quem ainda produz a lactase já observa efeitos negativos que a substância pode gerar no corpo de alguns indivíduos e, com isso, busca reduzir a ingestão desse açúcar no dia a dia.

Portanto, outra tendência na alimentação que ganha espaço na atualidade são os produtos sem lactose. E aí entram diversos tipos de alimentos, como leites, bolos, pães, queijos, salgados, entre tantos outros.

Nesse aspecto, um produto sem lactose pode ser de dois tipos diferentes. Você pode escolher utilizar leites ou queijos sem lactose, mas que ainda sejam origem animal. Neles, os fabricantes costumam acrescentar a enzima lactase, responsável por digerir a lactose no corpo, minimizando os efeitos negativos.

Esse primeiro tipo de produto é viável para quem tem intolerância ou só deseja reduzir o consumo de lactose. Porém, não atinge aquelas pessoas que têm alergia ou que dão preferência para produtos que não têm ingredientes de origem animal.

Nesse aspecto é possível também investir em substitutos de origem vegetal, como leite de coco ou de amêndoas. Nesses casos há uma abrangência maior de pessoas que podem consumir os alimentos produzidos na sua padaria.

5. A experiência do cliente na sua loja

Existe uma tendência do mercado que não é exclusiva do ramo alimentício, mas atinge negócios desse tipo de forma semelhante. É a chamada experiência de compra do cliente.

Se antes os clientes iam a determinado local por conveniência, ou seja, por estar mais próximo da residência ou trabalho, hoje eles buscam frequentar lojas e comércios que proporcionam uma experiência positiva. Isso depende de uma série de fatores, como a preparação dos funcionários, disposição dos produtos, facilidade para encontrar mercadorias e, até mesmo, cores e mobília de decoração da loja.

A sua padaria não fica para trás nesse aspecto! É essencial que você saiba como investir na experiência dos clientes de forma a tornar a compra e, inclusive, o consumo de produtos no interior da loja, um momento agradável no dia do consumidor.

Para isso, você pode investir na capacitação de colaboradores para que os clientes sejam sempre bem atendidos na loja. Ter um local adequado para o consumo de alimentos dentro da padaria e investir em uma decoração aconchegante e adequada ao estilo do seu negócio também pode ser importante.

6. O crescimento da dieta vegetariana

O consumo de produtos de origem animal também vem caindo com o passar do tempo. Isso se dá devido a uma série de motivos como, por exemplo, o repúdio à situação de sofrimento à qual os animais são submetidos e, até mesmo, por questões econômicas e ambientais, uma vez que a produção para o abate impacta profundamente o meio ambiente.

É aí que entra o crescimento da dieta vegetariana como uma outra tendência no ramo da alimentação. Esse tipo de rotina alimentar é aquela adotada por pessoas que não comem carne, de nenhum tipo — até mesmo peixes e frutos do mar ficam fora do cardápio.

Por outro lado, ainda existe a dieta vegana que, apesar de não ter tantos adeptos quanto à vegetariana, também está em crescimento. Ela é praticada por pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal, seja ele alimentício ou não.

Portanto, essas pessoas não tomam leite de vaca ou de cabra e nem comem queijo. Além disso, também não usam roupas de couro e cosméticos que têm componentes de origem animal.

Dessa forma, a sua padaria também precisa investir em produtos que sejam adequados para essas pessoas, de forma a atrair também esse tipo de cliente para o seu comércio.

A receita original do pão francês já é feita sem nenhum tipo de produto de origem animal, agradando a vegetarianos e veganos. Porém, ainda é preciso criar doces, salgados, outros tipos de pães e, até mesmo, leites que podem ser consumidos por essas pessoas.

Nesse aspecto, vale a inovação, utilizando outros tipos de proteínas como as de jaca ou de soja na fabricação dos produtos. Além disso, também é importante indicar aos clientes quais são os itens e as opções veganas e vegetarianas, o que pode ser feito por meio de etiquetas adesivas ou uma região especial na sua padaria.

7. A era eco-friendly

A atuação humana no planeta vem trazendo uma série de prejuízos para as outras espécies que coabitam a Terra com as pessoas. Florestas destruídas e animais extintos são notícias comuns, infelizmente.

Pensando nisso, surge o termo eco-friendly, uma outra tendência na alimentação. Ele está mais relacionado a um estilo de vida e escolhas do dia a dia do que a uma alimentação, mas atinge diretamente os produtos e os processos da sua padaria.

Ser eco-friendly é ter consciência das consequências de cada uma das ações no meio ambiente e buscar sempre assumir uma postura com responsabilidade socioambiental. Portanto, não são só os clientes da sua padaria que se tornam amigáveis à sustentabilidade, mas também a sua empresa como um todo.

Portanto, é uma demanda que você repense seus processos e a forma como os seus alimentos e produtos são produzidos. Além disso, é importante levar em consideração a origem das matérias-primas dos pães e doces da sua padaria e buscar sempre reduzir ao máximo o impacto ambiental do negócio.

Adotar práticas sustentáveis na padaria, como a utilização de copos reutilizáveis, reduzir o plástico das embalagens e conscientizar os clientes sobre a necessidade de eliminar as sacolas plásticas também são atitudes nesse aspecto.

Com isso, você é capaz de mostrar aos clientes e mercado como um todo que possui uma preocupação e responsabilidade socioambiental, melhorando a reputação da marca da padaria e ainda gerando benefícios para a sociedade como um todo.

8. Produtos personalizados e exclusivos

Outra grande tendência da atualidade são os produtos personalizados e exclusivos. Ou seja, os consumidores querem itens totalmente adequados às necessidades de cada um deles e que só podem ser encontrados na sua loja.

Isso significa que é importante criar um diferencial para a marca da padaria e entender muito bem como atender aos desejos dos clientes utilizando esses elementos. A partir disso é importante investir em alimentos que só possam ser encontrados na sua padaria, seja devido à qualidade do produto ou ao tipo de mercadoria.

9. A busca por produtos orgânicos

A discussão sobre os agrotóxicos ganha cada vez mais espaço no dia a dia dos consumidores. Esses produtos químicos que ficam impregnados nas verduras e legumes comprados em mercados e feiras tradicionais podem trazer uma série de problemas para a saúde da população, muitos deles ainda pouco conhecidos pela ciência.

É daí que surge a próxima tendência na alimentação: os produtos orgânicos. Eles são produzidos em pequenos terrenos, geralmente por produtores locais. Portanto, além de serem mais saudáveis, essa categoria ainda movimenta a economia local, gerando riqueza para a população.

Dessa forma, é importante que você dê preferência para esse tipo de alimento como matéria-prima dos seus produtos e informe aos clientes que isso está sendo realizado. Além disso, caso comercialize esse tipo de item na sua padaria, também prefira os orgânicos.

10. Integração da tecnologia

Por fim, uma última tendência na alimentação que vem ganhando cada vez mais espaço é a integração com a tecnologia. Pode parecer estranho, mas o avanço já invadiu a forma como as pessoas se relacionam com os alimentos e as lojas e estabelecimentos que fornecem esses produtos.

Hoje basta um clique para pedir comida em casa, o que aumentou o uso do serviço de delivery pelas pessoas. Além disso, a busca por produtos alimentícios também tem sido feita utilizando as redes sociais e sites das empresas, nos quais as pessoas escolhem os locais nos quais comprarão os alimentos que consomem.

Isso coloca uma série de demandas para a sua padaria. Em primeiro lugar, é preciso estar presente nas redes sociais e começar a divulgar a sua marca e produtos no ambiente online. Também pode ser interessante adotar formas de entregar os itens diretamente na casa dos clientes, utilizando aplicativos desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Por fim, a tecnologia também deve ser incorporada nos processos do seu negócio, o que pode ser feito por meio de um sistema de automação para padarias. Dessa forma, você incorpora esses recursos em todos os aspectos dentro do seu estabelecimento, garantindo a coerência com a tendência de mercado.

Como se adaptar às novas tendências na alimentação?

Agora que você já sabe quais são as principais novidades em relação ao setor de alimentos, é hora de entender como implementá-las na sua empresa. Descubra agora algumas dicas sobre esse aspecto!

Entenda seus clientes e suas necessidades

Em primeiro lugar, é importante entender que você não precisa — e nem deve — adotar todas as tendências de uma só vez na sua padaria. Isso porque cada estabelecimento tem um perfil de público e características específicas, sendo essencial levar esses elementos em consideração nesse momento.

Portanto, comece fazendo um diagnóstico da sua padaria e busque entender quais elementos podem ser atualizados dentro do seu negócio. Além disso, conheça os seus clientes e pergunte sobre as principais necessidades e desejos em relação à sua loja.

Dessa forma, você é capaz de criar uma estratégia de atualização alinhada tanto ao mercado quanto às especificidades do seu negócio.

Revise produtos e processos

Para efetivamente implementar as novas tendências na sua padaria, é essencial que você revise todos os seus produtos e processos.

Portanto, comece relendo as receitas e métodos de fabricação de cada um dos seus produtos. Reflita também sobre a matéria-prima de cada um deles e como você poderia melhorar e se adequar às novas necessidades e demandas do mercado.

Revise, também, os processos internos do negócio, buscando investir na automação e responsabilidade socioambiental da sua padaria.

Crie planos de ação para as mudanças

Quando você já tiver em mente todas as ideias de mudança e melhorias para a sua padaria, crie planos de ação para o negócio. Ou seja, defina quais são as mudanças que serão realizadas, o passo a passo de cada uma delas, responsáveis pela execução e um cronograma de implementação.

Lembre-se de colocar também metas e indicadores para acompanhar os resultados das melhorias.

Mensure resultados

Por falar em resultados, é essencial que você mensure-os periodicamente. Isso significa que você deve definir o que é esperado como consequência de cada um dos planos de ação a ser implementados e quais são as métricas a serem utilizadas para garantir que os objetivos foram atingidos.

Com isso, mensure resultados e tome decisões baseadas no que você encontrar. Ou seja, caso perceba que uma das estratégias não está gerando os resultados esperados, faça adaptações para melhorá-la.

Esteja sempre atento

O mundo está em constante mudanças e, com o avanço da tecnologia, elas estão acontecendo cada vez mais rápido. Isso significa que o que é tendência hoje, pode ser passado amanhã, perdendo todo o sentido.

Dessa forma, é essencial que você esteja sempre atendo às mudanças no setor de alimentação. Converse com colegas e clientes e busque identificar, por meio de eventos, internet e redes sociais, quais são as próximas tendências da área.

Com isso, você garante que a sua padaria estará sempre atualizada em relação ao que há de mais novo no setor de alimentos, garantindo a competitividade do negócio perante os concorrentes.

Estar sempre por dentro das novas tendências na alimentação é essencial para garantir o sucesso da sua padaria. Neste artigo você descobriu as principais delas e, com isso, sabe como adaptar os seus processos e produtos às demandas e necessidades dos seus clientes. Dessa forma, você garante a atração e fidelização de cada vez mais consumidores para o seu negócio e, consequentemente, potencializa os lucros e o sucesso da sua padaria como um todo.

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