OPINIãO

Qual a Pizza do seu desejo?

Escrito por Ricardo Gonzaga
9 de abril de 2019

Atualmente, temos uma grande gama de massas de pizza, assim como também profissionais do ramo, com técnicas diferentes e produtos diferentes. Então, com saber qual escolher?

  • Tipo de Massa, Tipo de Fermento e técnicas de Fermentação diversificada: Natural, Biológico, Biga, Poolish
  • Tempo de Fermentação e Maturação
  • Proposta de Valor Agregado a Custo

Mas vamos abordar um pouco de cada item.

1.

Hoje temos, como dito, várias propostas de MassasProcessostanto para Pizza, como a Panificação, e o mercado ficou um pouco mais completo ou complexo como resultado da facilidade dos meios de comunicação e divulgação e a constante fome de conhecimento e desenvolvimento dos profissionais. A depender do ponto de vista, alguns profissionais sabiamente estão praticando com mais ênfase as Técnicas de Panificação para a confecção das Massas de Pizza, então quer dizer que o Produto ficou gourmet?

Não, o produto ficou mais bem trabalhado com mais técnicas com a inserção dos mais variados tipos de grão e de técnicas de maturação com variações também de fermentação.

De maneira nenhuma estou dizendo que antigamente no Brasil não era feito ou não se fazia bem e com excelência, e sim até então (opinião) era pouco divulgado ou difundido com clareza, seja por existir um outro tipo de imprensa e a divulgação era feita de forma mais lenta, “boca a boca”.

2.

Tipos de Fermentos e Tempo de Maturação: se me perguntar qual o ideal para os diversos paladares de hoje, a resposta seria simples: a que mais me agrada.

Então qual escolher? Para isso é preciso saborear e quebrar paradigmas, mas ter a mente e o palato abertos a inovações e sabores. 

E Como? Na visão de quem esta atrás do balcão, transmitir os processos, a paixão que o levou a chegar naquele resultado. Além disso, hoje o conhecimento e a constante acesso (virtual) de milhares de pessoas, que diariamente assistem e compartilham opiniões e técnicas antes só encontradas em alguns livros, tornou tudo mais fácil, pois, aparentemente, o mundo está um pouco menor em termos de se fazer ouvir e divulgar opinião e ensinamentos.

No entanto, devemos, antes de mais nada (opinião), fazer um levantamento do perfil de clientes (Empresário) a serem atendidos e qual é a proposta ideal para o negócio, implantação de normas e hábitos, momentos de orientar e treinar *quem* *quando* e *onde* e, mais efetivamente, buscar profissionais e fazer a adequada gestão.

Não vou abrir um negócio sou cliente, bom sendo assim:

3.

Ideal é entender de cada lugar qual é o melhor produto e eu singelamente costumo classifica rusando eu mesmocomo exemplo. Lugares que:

  • Excelentes, mas caros (relativo a proposta de valor percebido), que significa aquilo ou o que você compra (desde que não por impulso) sem se atentar tanto ao preço, (Dinheiro) valor não palpável atendimento produto qualidade;
  • Bons para as horas de fome, famoso “Bom e Barato”; o que não significa que no universo da Pizza e Pão não consigamos bons produtos com preços competitivos, (desafio), mas, obviamente, que com matéria-prima inferior (às vezes) a proposta acima mencionada (às vezes);
  • Aqueles que você vai uma vez, compra e nunca mais volta. (pior cenário).

Portanto, concluo:

Um produto pizzadeve ser bom, com qualidade agregada à técnica correta e sem invencionismos excessivos. As técnicas já existem e devemos utilizá-las ou adequá-las à nossa realidade. Há com certeza Mestres e Doutores, que se aprofundam aos extremos dos assuntos, mas utilizando sempre as mesmas bases do conhecimento, entender melhor ou saber avaliar melhor o profissional que dedicou tempo, paixão e estudo para agregar as técnicas corretas ao produto. Já o produto precisa ficar dentro do tão famoso CMV, dito por muitos como o mais cruel vilão (bonzinho). Mas “como  assim vilão bonzinho?” Na minha opinião, o CMV é chato, mas também é um motivador a estimular a fazer certo, fazer o adequado, para que seu negócio (micro, pequeno, médio e grande) seja durador.

Para os clientes e apaixonados degustadores fica a difícil e saborosa missão de prova, comer, se apaixonar e surfar nas ondas dos criativos sendo permitido arrematar-se a degustar Pizzas e Pães com texturas sabores e harmonizações diferentes, com vários tipos de Grãos e Propostas de Moagem.

Mas fica para uma próxima, esta dos Grãos e Moagens.

AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Como as novas tendências na alimentação estão impactando as padarias?
Tendências na alimentação. Descubra quais são as novas tendências na alimentação e como cada uma delas impacta o funcionamento da sua padaria!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Como montar um delivery na padaria?
Se você quer expandir o seu negócio e pensa em oferecer delivery na padaria, neste artigo mostramos como a escolha por esse modelo pode aumentar o seu faturamento!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Shelf life de alimentos: saiba o que é e como pode te ajudar
Shelf life se refere ao tempo de prateleira de um alimento. Ou seja, ele é o cálculo do tempo por que determinado produto pode ficar armazenado ou na prateleira da sua loja sem ter a integridade prejudicada.
Massa Madre Blog

KNOW-HOW

Reflexões produtivas de produção
Um artigo sobre os processos produtivos dentro do dia a dia da padaria.
Pedro Marchi