Publicidade

Home >

Receitas >

Pão Sovado

Autor
29 de abril de 2019
Receita e passo a passo do pão sovado.

Pão Sovado

Continuando o nosso resgate dos pães clássicos do Brasil, vou falar de um dos pães cujo sabor e texturas remetem à minha infância por lembrar da casa dos meus avós, e por ter sido um dos primeiros pães macios que preparei dentro de uma padaria.

O pão sovado sempre foi um dos queridinhos das padarias no passado, ele tem tanta significância que até hoje as indústrias vendem embalados e isso é um sinal de que ainda há procura por este pão.

Ele é facilmente encontrado nas pequenas padarias do interior, porém não os vejo em grandes padarias das capitais.

O pão sovado, que tem a sua origem em Provença na França, é também conhecido como pão Provence, por conta da própria região. No Brasil, é conhecido como pão de São José, pão Tatu, pão massa fina ou pão criolo.

O nome “sovado” vem da própria forma de preparo, a massa precisa ser sovada intensamente até que chegue ao ponto correto.

Esse tipo de mixagem deixa a massa do pão mais densa e mais duradoura. Ela dá uma sensação de saciedade maior que a do pão francês, por exemplo. E a grande vantagem é que o pão dura alguns dias a mais sem ressecar, ficando sempre fresquinho e gostoso.

Outra característica desse pão são os gomos e o corte central que acaba deixando o pão dividido em 8 pedaços, e, para que tenha a coloração dourada na casca, pode-se pincelar gemas.

Por ter um sabor mais neutro, o pão sovado ajuda a deixar a imaginação solta na hora de combiná-lo. Ele pode ser acompanhado dos mais diversos ingredientes, sejam doces ou salgados.

Como ele é mais denso, é uma excelente opção para o café da manhã, pois sustenta por mais tempo, mas nada impede que ele seja o protagonista de um jantar mais descontraído ou um lanche da tarde gostoso.

Segue abaixo a receita passo a passo desse delicioso pão. Nesta versão, optei pela receita “método com esponja”, que deixa o pão com mais fibra e volume.

 

Etapa da modelagem
Etapa corte
Etapa montagem
Gemas e corte
Forno!
Sobre o autor:
Fernando de Oliveira
Fernando de Oliveira é confeiteiro e padeiro especializado, com formação internacional e expertise desenvolvida desde os 13 anos de idade. Fundador da Escola do Padeiro e Confeiteiro, possui sólida formação em técnicas francesa de confeitaria, aprimoradas em cursos com chefs renomados de São Paulo e escolas de Paris durante a Europain. Profissional com 25 anos de experiência em panificação, confeitaria e chocolate, atua como consultor há 4 anos e destaca-se internacionalmente, tendo disputado o Mundial du Pain em outubro de 2019 em Nantes, França. Sua trajetória é marcada pela paixão e constante busca de aperfeiçoamento nas artes culinárias, compartilhando conhecimento e técnicas especializadas.
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Massa Madre Blog
Por Diego Barcelos
Por Massa Madre Blog
Por Tiago Ishikawa

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.