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Tendências para padarias: conheça as mais importantes – Parte 2

O mercado está em constante mudança e no ramo da panificação não é diferente. É preciso pensar fora da caixa, questionar conceitos e culturas, investigar novamente os motivos pelos quais as coisas são feitas como são e traçar novas ideias, novas formas de trabalho e novos produtos, acompanhando as tendências para padarias.
Autor
Massa Madre Blog
25 de maio de 2018

Tendências para padarias: conheça as mais importantes – Parte 2

O mercado está em constante mudança e no ramo da panificação não é diferente. É preciso pensar fora da caixa, questionar conceitos e culturas, investigar novamente os motivos pelos quais as coisas são feitas como são e traçar novas ideias, novas formas de trabalho e novos produtos, acompanhando as tendências para padarias.

Com o passar do tempo, nossos gostos mudam, percebemos fatores que não dávamos importância antes, passamos a desconsiderar coisas que antes eram imprescindíveis e, quase sempre, ficamos mais exigentes.

Esses são apenas alguns dos fatores que motivaram as mudanças no ramo da panificação. Nesse cenário é preciso entender que, ao lidar com clientes, a padaria precisa se adaptar aos seus desejos — caso contrário, a clientela poderá deixar de ver valor no estabelecimento.

Se você tem como objetivo a satisfação do cliente e o aumento das vendas, acompanhe este post. Separamos algumas tendências importantes que você não pode deixar de conhecer e aplicar na sua padaria. Confira!

Cuidado com a saúde

A cada dia cresce o número de pessoas que optam pelas práticas saudáveis, entendendo que os alimentos têm a função de conferir energia ao nosso corpo e que escolhas inteligentes resultam em um melhor funcionamento de todo o organismo.

Isso não significa que o sabor não seja importante, mas se é possível aliá-lo à saúde e ao bem-estar, por que não adotar essa prática?

A preocupação nutricional é uma tendência para padarias que está começando a ser mais explorada no mercado e tem tudo para crescer nos próximos meses, oferecendo alimentos mais nutritivos feitos com sementes, grãos e diversos tipos de cereais — sem conservantes e aditivos químicos.

Acompanhar essa mudança é fundamental para que o seu negócio se mantenha competitivo, oferecendo novas opções para os clientes que procuram alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes.

Fermentação natural

A utilização do fermento natural não é bem uma inovação, mas nos últimos anos temos observado uma verdadeira retomada desse antigo hábito. É o exemplo perfeito de por que devemos repensar a forma como fazemos as coisas.

A fermentação natural é a maneira como se faziam os pães antigamente, até o momento da criação dos fermentos industrializados — cerca de 150 anos atrás. A vantagem de se usar a versão industrializada está na praticidade e no tempo da produção.

Um pão feito com fermentação natural precisa, primeiro, da produção do fermento — processo que leva de 7 a 10 dias para ser finalizado. Somente após a conclusão dessa etapa é que se produz o pão — bem diferente do que ocorre nos processos mais atuais de panificação.

Entretanto, esse investimento maior de tempo na produção certamente apresenta mais retornos, como:

  • textura incomparável;
  • casca crocante;
  • sabor e aroma mais intensos;
  • índice glicêmico inferior (se comparado com as versões “tradicionais”);
  • digestão facilitada graças ao seu processo lento de fermentação;
  • mais durabilidade, já que na fabricação do fermento é produzido também o ácido acético, que inibe o desenvolvimento do bolor.

Além disso, o pão feito com fermentação natural é fonte de diversos nutrientes e é rico em bactérias benéficas ao intestino. Certamente, esse é um processo que agradará tanto quem busca opções mais saudáveis quanto quem procura um sabor diferenciado e especial em todas as refeições.

Controle de qualidade

Assim como outros produtos mundialmente comercializados, como o vinho, a tendência é que os pães também recebam sua própria identificação de origem e controle de qualidade. O objetivo é dar segurança aos clientes e assegurar que o produto adquirido seja de boa procedência, garantindo um diferencial nesse mercado.

Para acompanhar essa tendência para padarias, você pode investir em embalagens para atender as exigências referentes à conservação e à higiene dos alimentos, com rótulos explicativos.

Essa é uma ótima forma de mostrar aos clientes a qualidade do seu produto — lembre-se de indicar data de fabricação, prazo de validade e informações nutricionais.

Diferenciais para os clientes

A forma como o produto é apresentado e vendido e a experiência que o seu ponto de venda proporciona ao cliente são fatores que devem passar por uma revolução, visando trazer cada vez mais atrativos aos consumidores.

A tendência é investir em diferenciais no atendimento e na divulgação para fidelizar os clientes e conquistar um público ainda maior. Acompanhe:

Inovações no ponto de venda

A cozinha, que antigamente era escondida e distante do público, hoje ganha novos utensílios, além de uma parede de vidro, permitindo que o público acompanhe por ali o que está sendo produzido. Isso passa uma sensação de honestidade, transparência e segurança para o consumidor.

Os uniformes também estão recebendo mais atenção. Brancos e mais completos, eles passam ao cliente a sensação de asseio — fator importantíssimo na hora de escolher um local para comer.

Inovar na hora de apresentar e vender o produto também é essencial. Comprar o pão e ganhar os acompanhamentos? Comprar um sanduíche e ganhar uma peça de pão? Ou oferecer produtos sazonais, como um kit de panetones, ou de culturas diferentes, como o caso do Stollen?

A criatividade não deve ter limites quando o objetivo é agradar e trazer novas propostas ao consumidor. As padarias também estão criando espaços atrativos para que os consumidores aproveitem melhor a experiência, com mais comodidade.

O ambiente deve se bem planejado, dando atenção a itens como iluminação e ventilação, oferendo um local confortável para que os clientes consumam os produtos. Os itens à venda devem ser de fácil visualização, dispostos de modo que o consumidor encontre-os de forma intuitiva, proporcionando agilidade no atendimento.

Marketing digital

Já pensou na possibilidade de levar sua loja para a internet? Pois é, cada vez mais os mercados e padarias estão marcando presença neste meio.

Em breve, os que não aderirem a essa nova forma de mercado serão ultrapassados. Investir nesse meio é uma boa opção pois a internet atinge uma maior quantidade de clientes e não se limita aos consumidores mais próximos do empreendimento.

Para conquistar esse público, é importante manter seu site chamativo, com informações práticas para seus consumidores — como lista de produtos oferecidos, exigência de pedido mínimo, disponibilidade de estoque, prazo de entrega, entre outros. Para ficar ainda mais próximo desses clientes, conte a história da padaria no site.

Também é importante marcar presença nas redes sociais — como Facebook, Twitter e Instagram — e ser ativo nelas, fazendo publicações periódicas para ficar em evidência e ser lembrado pelos consumidores.

Comunicar-se por meio das mídias sociais é imprescindível para o seu negócio, pois essas plataformas se tornaram uma ferramenta de pesquisa para quem busca encontrar novos lugares para frequentar.

É importante demonstrar ao cliente todo o diferencial do seu negócio a cada postagem, deixando uma mensagem bastante clara sobre os benefícios de frequentar o seu estabelecimento.

Produtos para quem tem restrições alimentares

Para quem pretende manter-se competitivo no mercado e aumentar as vendas, é preciso atender também os clientes que possuem restrições alimentares e dietas especiais.

A tendência é investir em produtos sem glúten, lactose, açúcar ou gordura, que ajudam a cativar clientes específicos — como diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose — e pessoas que estão tentando emagrecer, reduzir o colesterol ou manter uma alimentação saudável.

É possível adaptar as receitas já utilizadas para que elas atendam o público mais restrito, buscando oferecer produtos com a mesma qualidade dos tradicionais e de acordo com as necessidades de cada cliente.

Vale lembrar que, ao trabalhar com esses produtos, é fundamental que as embalagens e as etiquetas indiquem essa condição — com avisos “sem adição de açúcar”, “sem glúten” ou “sem lactose” — para informar os consumidores e facilitar a localização desses itens.

Refeições pré-prontas e produtos fracionados

Outra tendência para padarias que está ganhando espaço e conquistando o público são as refeições pré-prontas, como massas, pizzas, sanduíches e assados congelados. Eles proporcionam maior praticidade aos clientes, que poderão comprar os produtos e finalizá-los em casa quando quiserem, sem a necessidade de consumo imediato.

Para satisfazer um público maior, uma ótima alternativa é oferecer produtos de forma fracionada, reduzindo a quantidade disponível nos pacotes. Assim, a padaria atenderá melhor as famílias menores e até clientes que moram sozinhos.

Nessas situações, produtos oferecidos apenas em grandes quantidades podem impedir a compra, tendo em vista que provavelmente parte do produto ficará impróprio para o consumo. Dessa forma, fracionando os produtos é possível aumentar as vendas e a satisfação dos clientes.

Serviço delivery

Os serviços de delivery garantem comodidade para o cliente, permitindo que ele adquira os produtos desejados sem precisar se deslocar, enfrentar o trânsito e as filas na padaria. Muitas vezes, a necessidade de deslocamento impede que o consumidor faça a compra, seja por falta de tempo, por cansaço ou por algum problema com o veículo.

Ao trabalhar com os serviços de entrega, a padaria pode oferecer diferentes formas de contato: telefone, WhatsApp, páginas em redes sociais e aplicativos. Com a tecnologia oferecida pelos smartphones e tablets, oferecer canais de atendimento em que o cliente não precisa falar com ninguém ou ter gastos com chamadas é um ótimo diferencial.

Atualmente, existem diversos aplicativos voltados para o delivery de comida, nos quais é possível cadastrar o horário de funcionamento, produtos disponíveis e valores para que o cliente faça a compra com calma e comodidade — permitindo, ainda, que ele acompanhe o andamento do pedido até que chegue à sua residência.

Pães e bolos diferenciados

Pães, bolos e outros produtos tradicionais são investimentos certos para o sucesso da padaria. Entretanto, quem busca inovar e acompanhar as tendências para padarias precisa focar nos diferenciais que podem ser oferecidos.

Investir em pães artesanais, com uma variedade de texturas e sabores é uma ótima forma de inovar no negócio e garantir um diferencial em relação à concorrência.

Os bolos e os cupcakes também podem ser oferecidos com coberturas e decorações diferenciadas para que os clientes sejam atraídos, além de ser possível investir na criação de novos sabores e recheios.

Serviços oferecidos no local

A sua padaria já oferece a venda de produtos variados para atender os diversos perfis de clientes, mas você já pensou em investir nas refeições? Café da manhã, almoço e café da tarde?

Com as correrias do dia a dia, cada vez mais pessoas precisam recorrer a restaurantes. Por isso, uma tendência para padarias que está ganhando bastante espaço é a oferta de um serviço mais amplo nos horários de refeições, aumentando as opções de atendimento ao público.

Para o café da manhã, você pode criar combos de produtos, como sanduíches e sucos ou café, um buffet a quilo, com diferentes opções de pães, frios e bolos. O almoço pode aproveitar os produtos que já serve, como empadões e acrescentar uma salada, oferecer um buffet ou incrementar as opções de lanches disponíveis.

Processos e equipamentos modernos

Quem pretende alcançar o sucesso no negócio deve acompanhar constantemente as novidades sobre os equipamentos para padarias e processos de panificação, que estão cada vez mais modernos.

Os novos maquinários, além de garantir a atualização da sua padaria, proporcionam maior eficiência energética, ajudando a reduzir os custos da atividade e aumentando a competitividade do negócio.

Os processos de produção e atendimento ao cliente também estão cada vez mais modernos e têm o objetivo de aumentar os lucros e a produtividade do negócio. Para isso, as padarias têm adotado meios que garantam organização e eficiência, como a produção em série e os sistemas de gestão e controle de estoque.

Profissionalização da equipe

Atualmente, as padarias estão valorizando os profissionais capacitados e investindo na formação de seus colaboradores para trazer as tendências atuais para os seus clientes. A atuação como padeiro ou confeiteiro profissional exige técnica, que pode ser obtida por meio de especializações e treinamentos.

A existência dos treinamentos atrai mais jovens para o ofício, garantindo que a panificação não se torne uma arte esquecida e continue evoluindo. Além disso, a qualificação da equipe traz mais visibilidade e valorização para o seu negócio.

Para isso, a tendência é investir cada vez mais na qualificação profissional, com cursos e atualizações para manter a equipe sempre ciente das novidades do ramo para implantá-las na padaria.

Contar com padeiros altamente capacitados auxilia no desenvolvimento de novas receitas, no aprimoramento dos produtos mais antigos e garante a manutenção da qualidade que os clientes esperam do seu estabelecimento.

Aplicar essas tendências para padarias é uma ótima forma de atrair mais clientes e fortalecer o seu negócio. Gostou deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!

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