Publicidade

Home >

Artigos >

Get a Grip! Controle a operação de sua padaria

gestão de pessoas, projetos e fluxos dentro do uma operação de padaria
Sugestões de como lidar com o dia a dia da produção.
Autor
Pedro Marchi
21 de março de 2019

Get a Grip! Controle a operação de sua padaria

Olá meus caros! Para meu primeiro artigo aqui no Massa Madre Blog, gostaria de refletir um pouco sobre gestão de pessoas, projetos e fluxos dentro do uma operação de padaria. Esse assunto ainda me deixa de cabelo em pé algumas vezes na rotina do meu trabalho e tento lidar com os problemas analisando a situação e aplicando alguns conceitos básicos.

1.   Objetividade

Objetividade é um substantivo feminino que caracteriza a qualidade, caráter ou condição do que é objetivo dando assim uma representação fiel dele. Difícil? Então vamos por frações. Essa característica diz respeito aos caminhos que podemos ou, em algumas situações, devemos tomar para obter resolução a algum ocorrido – sim, vou tentar ao máximo evitar o uso da palavra problema, mas geralmente falamos das pequenas provações que aparecem no dia a dia da operação de um negócio.

Basicamente digo para encarar as situações com a cabeça erguida e com foco no resultado. Parece fácil de execução e entendimento, mas garanto que é mais difícil do que parece.

Ter objetividade nas resoluções do dia a dia significa encarar as situações e tentar sanar as dificuldades, muitas vezes tendemos a deixar esta para o próximo encarregado ou colocar na conta do gerente ou, até mesmo – e o pior na minha opinião – transmitir isso para sua produção e operadores.

Se alguém tem culpa esta deve ser assumida e deve haver punição, no entanto, desgastes, depreciações e projetos mal executados dificilmente são da alçada do padeiro, confeiteiro, atendente de caixa, dentre outros.

Simplificando: não fuja da dificuldade! Encare-a e tire proveito, aprenda com ela e progrida junto ao seu negócio ou dentro da sua função.

2.   Trato

Falamos acima que os colaboradores não devem ser sugados para o mundo das aflições administrativas. Todavia, e se acontecer de eles terem causado a aflição? Nesse caso creio que o primeiro passo é definir uma linha e perfil de contratação para que a vaga venha a ser preenchida pelo melhor candidato. Mas e se isso não ocorrer?

Existem dois caminhos que podem ser tomados, o primeiro – e pessoalmente meu favorito e o mais difícil – é o do desenvolvimento pessoal. Trata-se de desenvolver as habilidades do colaborador e as maneiras de atuação de que ele venha a ser parte integrante da operação. O segundo é a temida demissão, infelizmente algumas pessoas não vão se encaixar nos moldes da empresa e para elas não há saída.

No entanto, o trato envolve muito mais que habilidade do colaborador e se ele serve ou não para exercer a função que lhe foi dada. Trato envolve o relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho e para isso não há manual ou saída.

Gosto de conversar com os colaboradores e saber como anda a vida profissional de todos que me cercam, sempre mantenho firmeza nas opiniões expostas e em como devemos tratar o próximo.

Trabalhar com bom humor é essencial, mas nada que envolva ofensa entre colaboradores. Aprendi com custo que os trabalhadores no meio de padaria são diferentes daqueles do ramo gastronômico. Diferentemente de cozinheiros com os quais aprendi a ser curto e grosso, com padeiros e confeiteiros a explanação, o pedido e apresentação de críticas deve vir de maneira clara, mas não abrupta.

3.   Sinceridade

Seja sincero com a qualidade empregada na produção da padaria e avalie os produtos com olhos de cliente. Isso vale tanto se você for um coordenador de produção ou se estiver me dirigindo ao dono. Nosso produto é bom, mas sempre pode ser melhorado e aprimorado. Onisciência é um traço divino e creio que nunca um bom profissional da área de alimentação vai estar completamente satisfeito tanto com o produto ou com o conhecimento agregado ao fazê-lo.

4.   Inspire-se

Busque novidades! Invista em você, faça pesquisas, cursos, viagens, dentre tantos outros que podem agregar na maneira como você vê e produz seu produto. Mais importante que isso é cativar a equipe a buscar novidades. Acenda a chama do aprender nos colaboradores, isso facilitará muito a vida do gestor.

Para as próximas colunas vamos falar sobre as operações do processo produtivo e dissertar sobre custeio.

Espero ter cativado vocês! Um abraço e até a próxima!

Sobre o autor:
Pedro Marchi
Pedro Marchi é um profissional de panificação e confeitaria com formação pelo Centro Universitário Senac em Campos do Jordão, especializado na produção de levedos, pães e confeitos. Sua filosofia profissional destaca-se pela valorização das técnicas tradicionais e constante aprimoramento técnico nos campos da panificação e confeitaria. Com ampla experiência no setor gastronômico, atuou em hotéis e restaurantes no Vale do Paraíba Paulista e posteriormente em Campinas, onde se consolidou como docente importante. Lecionou no CEPROCAMP e no Instituto Gastronômico das Américas (IGA), e atualmente coordena a produção de panificação e confeitaria do grupo Galassi, consolidando sua expertise no mercado gastronômico.
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Tiago Ishikawa
Por Alexis
Por Massa Madre Blog
Por Fabio Pasquale

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.