OPINIãO

A transformação da Pizza e Pão no Brasil e as tendências para o futuro

Escrito por Carlos Zoppetti
7 de fevereiro de 2019

Qualquer leitor que se depara com este título já procura na estrutura do texto a lista de itens que vão sugerir, como tendência, os fatos do mercado futuro.

Achando isso muito clichê, proponho que você mesmo, como num desafio, tente criá-las, entendê-las e, ao final do período, concluir se de fato fizeram a diferença no seu negócio.

Para tanto, você vai precisar da ‘ferramenta’ mais valiosa no mundo: a informação. E onde achá-la?

Para contextualizar, há um mantra, que concordo totalmente, dito por nós pizzaiolos, empresários de pizzarias estabelecidas, o de que “no passado crescemos em um mercado desorganizado, sem fundamentos, muito mal assessorado e deturpado nas suas origens”.

Como se não bastasse, o mercado que crescia em média 14% ao ano e, por consequência da crise e ajustes, parou de crescer nestes patamares e está ainda mais competitivo, exigiu de seus profissionais muito mais criatividade e gestão, aumentando o desafio.

E agora para quem está estabelecido, como enfrentar a demanda da eminente transformação e a compulsória inovação? Cadê esta ferramenta?

O nosso ano começa depois do carnaval, já em março teremos no Brasil a Anufood, 1ª edição brasileira, originada da maior feira do mundo de alimentação, a Anuga, com uma grade de apresentações composta pelos melhores pizzaiolos e empresários do setor, e tem como tema o título deste artigo, e o melhor, totalmente grátis. Também já tenho a informação “recém-saída do forno” que ainda em março teremos alguns workshops na cidade de São Paulo com profissionais renomados no setor de panificação e pizza. A abertura de mais turmas da Scuola Italiana Pizzaioli nas regiões sudeste e sul que se estende pelo ano inteiro. Muita atenção para os cursos onlinede alto nível de um renomado pizzaiolo do interior de SP, a imperdível Pizza Expo em Las Vegas, onde acontecerá simultaneamente, sob sua chancela, a 1ª edição do Artisan Bakery Expo. Imperdível!

Depois da pausa para se organizar e colocar em prática o que foi assimilado, em julho acontecerá a Fipan Pizza, com uma grade de performances, também composta por alguns dos melhores chefs pizzaiolos e um mix de empresas de alimentos e equipamentos de panificação expondo nas áreas do pavilhão.

Já ao final do ano, em outubro na Itália, acontece a Host Milano, uma das maiores feiras do mundo, que trata nosso setor com muita importância e disponibiliza vários workshops com pizzaiolos italianos de peso, sem falar no que o país oferece de experiência nas horas livres.

Enfim, a ferramenta está aí, ninguém disse que seria barato, nunca foi. Ao menos ela existe, aumenta e melhora a cada ano, fazendo nosso tão grande mercado crescer e evoluir de maneira sustentável e madura. Faça sua lista de tendências, quero muito saber. A minha está pronta e um dos itens é a capacitação profissional para ações autorais, seja no conceito ou no produto. Feliz de quem conseguir participar do máximo.

AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Você sabe fazer o fluxo de caixa da padaria? Veja o passo a passo
Aprenda mais sobre este tema de extrema importância para a saúde financeira da sua padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Pão e o ofício de padeiro
Uma homenagem ao padeiro e seu ofício
Eugênia Pickina

CURIOSIDADES

Cardápio de padaria: como montar um perfeito para seus clientes?
Confira dicas de como ter um cardápio incrível e que gere bons resultados.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Conheça os 5 principais desafios da indústria de alimentos
Realizar o controle de estoque, padronizar produtos, você sabe quais são os principais desafios da indústria de alimentos atualmente?
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Guia completo sobre confeitaria industrial
Guia completo para descobrir dicas para realizar a limpeza do local e evitar acidentes de trabalho, além de entender quais são as estratégias de ouro para reduzir os custos do negócio.
Massa Madre Blog