OPINIÃO

A transformação da Pizza e Pão no Brasil e as tendências para o futuro

Escrito por Carlos Zoppetti
7 de fevereiro de 2019

Qualquer leitor que se depara com este título já procura na estrutura do texto a lista de itens que vão sugerir, como tendência, os fatos do mercado futuro.

Achando isso muito clichê, proponho que você mesmo, como num desafio, tente criá-las, entendê-las e, ao final do período, concluir se de fato fizeram a diferença no seu negócio.

Para tanto, você vai precisar da ‘ferramenta’ mais valiosa no mundo: a informação. E onde achá-la?

Para contextualizar, há um mantra, que concordo totalmente, dito por nós pizzaiolos, empresários de pizzarias estabelecidas, o de que “no passado crescemos em um mercado desorganizado, sem fundamentos, muito mal assessorado e deturpado nas suas origens”.

Como se não bastasse, o mercado que crescia em média 14% ao ano e, por consequência da crise e ajustes, parou de crescer nestes patamares e está ainda mais competitivo, exigiu de seus profissionais muito mais criatividade e gestão, aumentando o desafio.

E agora para quem está estabelecido, como enfrentar a demanda da eminente transformação e a compulsória inovação? Cadê esta ferramenta?

O nosso ano começa depois do carnaval, já em março teremos no Brasil a Anufood, 1ª edição brasileira, originada da maior feira do mundo de alimentação, a Anuga, com uma grade de apresentações composta pelos melhores pizzaiolos e empresários do setor, e tem como tema o título deste artigo, e o melhor, totalmente grátis. Também já tenho a informação “recém-saída do forno” que ainda em março teremos alguns workshops na cidade de São Paulo com profissionais renomados no setor de panificação e pizza. A abertura de mais turmas da Scuola Italiana Pizzaioli nas regiões sudeste e sul que se estende pelo ano inteiro. Muita atenção para os cursos onlinede alto nível de um renomado pizzaiolo do interior de SP, a imperdível Pizza Expo em Las Vegas, onde acontecerá simultaneamente, sob sua chancela, a 1ª edição do Artisan Bakery Expo. Imperdível!

Depois da pausa para se organizar e colocar em prática o que foi assimilado, em julho acontecerá a Fipan Pizza, com uma grade de performances, também composta por alguns dos melhores chefs pizzaiolos e um mix de empresas de alimentos e equipamentos de panificação expondo nas áreas do pavilhão.

Já ao final do ano, em outubro na Itália, acontece a Host Milano, uma das maiores feiras do mundo, que trata nosso setor com muita importância e disponibiliza vários workshops com pizzaiolos italianos de peso, sem falar no que o país oferece de experiência nas horas livres.

Enfim, a ferramenta está aí, ninguém disse que seria barato, nunca foi. Ao menos ela existe, aumenta e melhora a cada ano, fazendo nosso tão grande mercado crescer e evoluir de maneira sustentável e madura. Faça sua lista de tendências, quero muito saber. A minha está pronta e um dos itens é a capacitação profissional para ações autorais, seja no conceito ou no produto. Feliz de quem conseguir participar do máximo.

AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Práticas sustentáveis na padaria: tudo que você precisa saber
Dicas e medidas de como implantar práticas sustentáveis na padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Veja como inovar na sua padaria com as embalagens de produtos
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas para você fazer um planejamento de vendas eficiente na sua padaria
Dicas especiais para realizar um planejamento de vendas super prático e muito eficiente.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas de como reduzir custos na sua padaria
Dicas importantes de como reduzir os custos na sua padaria
Massa Madre Blog