CURIOSIDADES

Como escolher os melhores equipamentos para padaria?

Escrito por Massa Madre Blog
9 de janeiro de 2019

O sucesso de um negócio sólido e duradouro começa com um bom planejamento e entendimento do mercado, passando por questões como a qualidade do produto ou do serviço vendido, além da boa relação com os clientes. Esses fatores são importantes para prosperar em qualquer empreendimento, mas não podem ser considerados os únicos.

Afinal, como oferecer um bom produto para os consumidores se você não tem o maquinário ideal para prepará-lo? No caso de padarias, esse fator se torna ainda mais central uma vez que a qualidade dos pães, dos bolos e dos doces fabricados está diretamente relacionada a um forno em perfeito funcionamento e uma boa estufa de fermentação, por exemplo. Isso, claro, sem deixar de lado a boa mão do padeiro.

Por essa razão, nós elaboramos este artigo completo sobre o tema. A ideia é ajudar você a escolher os melhores equipamentos para padaria e, assim, garantir o êxito em seu estabelecimento. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e veja as nossas dicas.

Entenda o setor de panificação em números

Quem já trabalha no setor ou tem interesse em abrir um negócio, tem um futuro promissor quando o assunto é panificação. Isso porque o segmento de alimentação é um dos que mais cresce no país nos últimos anos. Em 2015, foi o responsável por movimentar quase R$ 85 bilhões na economia brasileira. Só para você ter uma ideia, em cada 10 produtos consumidos pela população, 1 vem do setor de panificação.

Hoje, são mais de 63 mil panificadoras em todo o Brasil, isso de acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Juntas, elas empregam mais de 700 mil pessoas. Desse total, cerca de 240 mil trabalhadores estão envolvidos diretamente na produção, também segundo a pesquisa do Sebrae.

Esses números são animadores para os empreendedores brasileiros do ramo, não é mesmo? Porém, a questão que fica é como conseguir sobreviver em um mercado tão competitivo. A resposta para essa pergunta é a excelência dos produtos entregues aos consumidores. Para isso, no entanto, você vai precisar de um bom planejamento, de uma equipe qualificada e dos equipamentos certos. Veja a seguir mais informações.

Descubra o que você precisa para abrir uma padaria

Conheça o seu público

Dar início a um empreendimento no ramo da panificação é tão desafiador como em qualquer outro setor no Brasil. É preciso fazer um grande estudo de mercado e traçar um plano de ação detalhado. Para isso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para conhecer o seu público. Saiba o que eles buscam em uma empresa ou marca e compare com o que está disponível no mercado oferecido por seus concorrentes.

Escolha o seu modelo de padaria

Padaria é padaria, você pode pensar, mas o desenvolvimento do setor trouxe novos conceitos e ramificações a esse tradicional estabelecimento. Por isso, é preciso definir qual será o seu modelo. Hoje, há diferentes tipos, como as voltadas para produtos gourmets, ou as que oferecem refeições no local.

Veja alguns a seguir:

  • boutique: normalmente, estão localizadas em regiões com alto poder aquisitivo da população e vendem itens mais sofisticados, como diferentes tipos de pães e doces artesanais, além de produtos importados;
  • serviço: funcionam em grandes espaços centrais e, além dos tradicionais pães, oferecem uma variedade maior, como fast-food, buffets, confeitaria etc.;
  • conveniência: estão localizadas dentro de outros ambientes, como postos de combustível, por exemplo, e oferecem produtos além dos pães e, até mesmo, industrializados. Em alguns casos, funcionam como pequenos mercadinhos.

Determine o melhor ponto para o seu negócio

O ponto comercial é bastante importante e está inteiramente ligado ao modelo de negócio a ser adotado. A depender da região escolhida para abrir a panificadora, o seu empreendimento pode tomar caminhos diferentes, pois você deverá analisar o público da região e os seus concorrentes.

Não se esqueça também de verificar situações, como:

  • se o imóvel atende às necessidades do seu negócio;
  • se há espaço suficiente para você instalar o seu maquinário;
  • se está localizado em uma área de risco;
  • se tem capacidade de instalação de serviços, como água, luz e esgoto;
  • se há algum tipo de irregularidade nos documentos;
  • se está bem localizado;
  • se há alguma disputa judicial;
  • se é melhor comprar ou alugar.

Escolha excelentes profissionais para a sua equipe

De nada adianta comprar um maquinário excelente e escolher o melhor ponto do bairro, se você não tem trabalhadores qualificados para exercer as funções dentro da sua equipe. Por isso, escolha sempre os melhores profissionais. Se for possível, ofereça treinamentos antes da inauguração e de tempos em tempos para manter todos sempre atualizados sobre o que há de mais novo no mercado.

A quantidade de funcionários a serem contratados por você também vai depender da estrutura do seu estabelecimento, o horário de funcionamento e o tipo de serviço a ser ofertado. Esse número deve levar em conta as escalas de folga e de férias para não deixar alguns setores descobertos e evitar situações de imprevistos.

Tenha uma gestão de fornecedores

A escolha de bons parceiros de trabalho é essencial para garantir produtos de qualidade e com entrega dentro do prazo em tempos de grande concorrência. Fazer uma gestão dos seus fornecedores vai permitir a administração eficiente da aquisição de matéria-prima para o bom funcionamento do seu negócio. Não se esqueça de pesquisar bastante e, por que não, fazer parcerias com empresas nacionais e estrangeiras.

Saiba quais os equipamentos não podem faltar na sua padaria

Quando pensamos em uma panificadora, logo vem a lembrança daquele cheiro de pão que acaba de sair do forno e invade o ambiente. Esse item, aliás, pode ser considerado a peça fundamental em uma padaria e vai definir a qualidade do produto vendido no seu estabelecimento.

Além dele, é preciso investir em boas assadeiras e formas, em uma balança culinária de precisão, em batedeiras industriais, em uma estufa de fermentação e em câmaras frias. A seguir, trazemos uma lista dos principais equipamentos para você adquirir para o seu negócio. Confira!

Forno

Sem ele não há pães, bolos nem qualquer outro produto para você vender na sua padaria. Por isso, é de vital importância investir em um equipamento de excelente qualidade. Se não tiver um forno de ponta, todo o trabalho de fermentação, de sova da massa e de moldagem pode ser perdido.

Os fornos profissionais são maiores se comparados aos que temos em casa, além de terem uma potência bem mais alta. Saiba que há diferentes tipos para a sua cozinha antes de comprar o melhor para você: forno de lastro, forno rotativo e forno de convecção (“turbo”). O fonro de lastro, com seu sistema de injeção de vapor automático e a forma de aquecimentoe e cozedura, permite um pão com aquela casca bem crocante e o miolo bastante aerado.

No caso do turbo, há turbinas para garantir uma circulação acelerada de ar quente para conseguir uma distribuição igual de calor. Esse equipamento é mais usado para a confeitaria e já virou o queridinho nas padarias brasileiras por ter aquecimento rápido e um baixo custo.

Assadeiras

Pode parecer uma bobagem, mas as assadeiras e tabuleiros também são essenciais no processo de fabricação de pães, bolos, doces, biscoitos etc. Nelas, são depositadas as massas para descansar e ir ao forno e, por essa razão, também podem influenciar no resultado final do seu produto.

As assadeiras são feitas em diferentes tamanhos, formatos e materiais e podem ser de alumínio — essas são as mais econômicas —, de metal, de silicone, de porcelana, entre outros. Não se esqueça que elas também vão influenciar diretamente no resultado final do alimento. Pense nisso na hora de adquirir as suas.

Balança culinária de precisão

Medir a quantidade dos ingredientes é essencial na confeitaria e na panificação. Não há margem para erro, esqueça a ideia de que colocar um pouquinho a mais ou menos do que o necessário não vai fazer diferença! Por isso, a balança culinária de precisão se faz indispensável.

Outro fator importante a ser levado em conta na hora de adquirir a peça é a capacidade de medição da balança. Se você trabalha com a produção de grande quantidade, não dá para comprar um aparelho que está aquém das suas necessidades. Por isso, considere a sua produção diária antes de escolher a sua.

Câmara de frio

As câmaras frias têm uma importante função nas padarias de desacelerar o processo de fermentação dos pães. Assim, a massa continua a crescer devagar e sem que o fermento morra. Elas lembram muito um armário, com suporte para encaixar as assadeiras e as esteiras para o descanso dos produtos.

A temperatura no interior das câmaras de frio pode ser controlada de forma analógica ou digital a depender do modelo escolhido e de acordo com o produto que vai ficar lá dentro. Esse equipamento é bastante usado para produzir pães de fermentação natural, pois eles precisam de um processo mais lento. Também serve para aqueles que precisam passar a noite no descanso.

Estufa de fermentação

Esse equipamento tem papel oposto ao das câmaras de frio. Elas funcionam como um armário de proteção para a massa crescer e garantem o controle da temperatura e da umidade de forma precisa, não deixando que a massa resseque.

Hoje, existem equipamentos que controlam tanto o frio quanto à fermentação (como as fermentadoras controladas da Ramalhos) e contam com tecnologia capaz de permitir diferentes configurações e temperaturas para cada etapa diferente da produção.

Masseira ou amassadeira

Esse equipamento vai servir para sovar a massa feita em grande quantidade e, assim, poupar os seus braços. Imagine ter de trabalhar pastas pesadas como de alguns pães ou de pizzas por muito tempo. As masseiras são mais resistentes e mais velozes se comparadas às batedeiras e podem ser indispensáveis.

Entre os diversos tipos existem, dois se destacam A basculante e a espiral, de acordo com as necessidades de produção e principais produtos a serem produzidos.

Batedeiras planetárias

As batedeiras planetárias são ideais para padarias e confeitarias por serem capazes de produzir diferentes tipos de receitas, tanto as mais leves como as pesadas, principalmente bolos. De acordo com o volume de alimentos produzidos pelo estabelecimento, ela pode ser suficiente para o seu negócio e não há a necessidade de comprar outros equipamentos com função parecida.

Refrigerador

Esse item é indispensável para qualquer estabelecimento comercial no setor de alimentação, não é mesmo? Não há a menor possibilidade de uma cozinha funcionar sem ele, pois lá serão armazenados os ingredientes a serem usados na fabricação dos produtos.

Existem muitas opções disponíveis no mercado e o ideal para você é adquirir modelos diferentes, se for possível e couber no seu orçamento. Invista em um refrigerador na horizontal e outro na vertical para conseguir separar de forma apropriada todos os alimentos e, assim, conservá-los por mais tempo.

Mesa de aço inoxidável

Esse espaço é fundamental para os profissionais conseguirem trabalhar, moldar, cortar e sovar a massa, funções indispensáveis para a boa qualidade do produto final. Você também poderá usar a mesa ou bancada para colocar os pães e doces já prontos.

O uso do aço inox é recomendado, pois deixa a superfície mais lisa, é mais resistente e durável e de fácil limpeza.

Divisora de massa

Uma máquina para dividir a massa é essencial para garantir o mesmo tamanho dos pães e, assim, ter certeza de que todos eles serão assados de forma igual, além de acelerar partes do processo de produção. Existem diversos modelos para atender as necessidades do seu negócio, mas todos com a mesma funcionalidade: dividir a massa em unidades menores.

Modeladora

Esse é o outro equipamento essencial no fabrico dos pães: o acessório vai ajudar a moldar e modelar cada pão antes de ser levado ao forno. Elas podem transformar a massa em baguetes cilíndricas, por exemplo.

Veja como checar a credibilidade da marca fabricante

Agora que já sabe quais são os principais equipamentos a serem adquiridos para uma padaria, é preciso conseguir reconhecer as marcas líderes do setor. Somente assim, você vai garantir a compra de aparelhos de qualidade para atender a sua demanda, duráveis e com baixa necessidade de manutenção. Tudo isso a um preço acessível. Veja algumas dicas a seguir:

  • procure ouvir a opinião de outras pessoas. Nada melhor do que basear a sua decisão de compra na experiência de outros clientes;
  • verifique se a marca é autoridade no assunto. Se o nome da empresa é sempre citado como referência no tema é um bom sinal;
  • analise a interação da companhia com os clientes. Você pode procurar os canais sociais da empresa e saber se há uma boa comunicação com os consumidores. Uma marca que responde de forma rápida e precisa traz mais confiança;
  • confira se a empresa entrega os produtos prometidos. Aqui, mais uma vez, você pode contar com a avaliação de outros consumidores.

Avalie o custo-benefício dos equipamentos para padaria

Saber o custo-benefício de um equipamento é fundamental antes de fazer um investimento, seja em qualquer ramo. Afinal, você não quer jogar o seu dinheiro fora. Aqui, vale a máxima “o barato pode sair caro”.

Por isso, não deixe de levar em consideração alguns critérios antes de fazer a compra. Confira a seguir alguns deles:

  • verifique se o equipamento vai facilitar ou dificultar o dia a dia de trabalho dos seus colaboradores;
  • saiba se o equipamento a ser adquirido requer treinamento para quem vai usá-lo;
  • confira o prazo de garantia do aparelho. Algumas empresas oferecem uma extensão desse período por um custo adicional;
  • confirme se a empresa tem um serviço de suporte aos clientes. Se informe sobre os canais de comunicação e os horários de atendimento;
  • pesquise a opinião de outros consumidores para entender melhor o desempenho dos equipamentos adquiridos, se são duradouros, se a manutenção é frequente e qual o custo dela.

Cheque se vale a pena financiar as máquinas para padaria

Iniciar qualquer empreendimento pode ser sinônimo de ter um grande gasto inicial, principalmente no caso do setor de panificação. As padarias são como indústrias de panificação e precisam de diversos equipamentos para operar o negócio.

Por isso, escolher o melhor financiamento para você pode ser essencial para garantir o seu sucesso. No entanto, o primeiro passo é estabelecer um planejamento. Verifique quais itens são necessários e, entre eles, quais você tem condições de comprar à vista.

Se não for possível pagar de uma vez, é preciso saber quanto do seu faturamento será destinado ao pagamento das prestações todos os meses. Feito esse estudo, já é possível escolher o melhor financiamento. Veja alguns deles:

  • direto com o fabricante: muitos contam com uma linha de crédito própria;
  • Cartão BNDES: podem cobrir até 100% do valor do projeto e pode ser feito em até 48 vezes;
  • Finame: essa linha de financiamento é exclusiva para a compra de máquinas e equipamentos fabricados no Brasil. Ele também pode cobrir até 100% do valor total e é específico para micro, pequenas e médias empresas;
  • Proger Urbano Empresarial: oferecido pelo Banco do Brasil, oferece aos empreendedores uma oportunidade de reformar instalações ou comprar máquinas, equipamentos e veículos. É feito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT);
  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC): é bastante comum entre os brasileiros por ser simples de conseguir. No entanto, o custo pode ser maior devido à incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • leasing: funciona como um arrendamento mercantil no qual a empresa que oferece essa modalidade vai adquirir o bem escolhido pelo cliente e cobrar um aluguel por tempo indeterminado pelo uso. Há também a possibilidade compra.

Esteja em dia com as normas de vigilância sanitária

Garantir bons equipamentos para padaria é fundamental para o bom desempenho do seu negócio, mas tão importante quanto é garantir as condições de higiene deles. Dessa forma, as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dizem mais do que somente sobre a manipulação dos alimentos.

Elas estabelecem a forma de armazenamento dos alimentos — aqui incluímos as geladeiras, armários, estufas e câmaras de frio —, o bom estado de funcionamento do maquinário, a forma como os utensílios devem ser higienizados e guardados, entre outras normas. Lembre-se de que investir em excelentes equipamentos é tão importante quanto a manutenção deles. Somente assim você evitará multas e, em casos mais graves, o fechamento do seu negócio.

Invista em uma vitrine atraente

De nada adianta adquirir os melhores equipamentos para padaria e contratar profissionais excelentes para a fabricação de pães, se você não der uma atenção especial para a sua vitrine. Investir em itens e técnicas para a organização é fundamental para atrair os consumidores. Afinal, eles precisam “comer com os olhos” os seus produtos e se sentirem convidados a entrar no seu estabelecimento.

Deixe os produtos bem visíveis e tome cuidado para que eles não fiquem amontoados, organize por grupos de alimentos, estabeleça quais são o carro-chefe da sua padaria e dê mais destaque, não se esqueça de colocar os preços, são algumas das técnicas a serem usadas para atrair a clientela.

Veja como a Ramalhos pode ajudar você nessa empreitada

Se você está pronto para adquirir os equipamentos para padaria que são certos para o seu negócio, a Ramalhos pode ajudar nessa missão. A Ramalhos é uma empresa internacional especializada na venda de fornos, estufas de fermentação e câmaras de frio para panificadoras, confeitaria, hotelaria e indústrias.

Com mais de 40 anos de atuação e presentes em mais de 60 países, a Ramalhos conta com uma equipe excelente e preparada para atender a sua demanda. Você terá à sua disposição os melhores equipamentos disponíveis, além de assistência técnica de qualidade.

Como você pôde perceber, abrir um empreendimento é uma tarefa desafiadora em qualquer ramo, principalmente no de panificação. Contudo, com uma profunda pesquisa de mercado, um bom planejamento, um suporte adequado de quem entende do ramo, a compra de equipamentos para padaria correta e eficiente e muito trabalho você pode garantir um caminho de sucesso para o seu novo negócio.

Agora que você já sabe como escolher os melhores equipamentos para o seu negócio, entre em contato conosco e conte com a nossa expertise!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Práticas sustentáveis na padaria: tudo que você precisa saber
Dicas e medidas de como implantar práticas sustentáveis na padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Veja como inovar na sua padaria com as embalagens de produtos
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas para você fazer um planejamento de vendas eficiente na sua padaria
Dicas especiais para realizar um planejamento de vendas super prático e muito eficiente.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas de como reduzir custos na sua padaria
Dicas importantes de como reduzir os custos na sua padaria
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Design para padaria: como melhorar a experiência do cliente em meu negócio?
Dicas de como proporcionar uma boa experiência ao cliente!
Massa Madre Blog