CURIOSIDADES

Aprenda como fazer uma gestão de estoque eficiente na sua padaria

Escrito por Massa Madre Blog
22 de julho de 2019

Para um empreendedor, fazer uma gestão de estoque adequada em sua padaria é tão importante para os lucros e reconhecimento quanto ter um plano de negócios. Isso significa que é preciso saber gerenciar as compras com fornecedores e toda a mercadoria que fica armazenada no estabelecimento para garantir bons resultados.

São vários os problemas que uma má gestão de estoques pode ocasionar. No entanto, quando é feita corretamente, você planeja melhor as compras, bem como evita a falta de itens e a perda de ingredientes, situação que tem como consequência o gasto de dinheiro de forma totalmente desnecessária e a insatisfação do cliente.

Por isso, vamos ajudar a saber o que fazer para não correr riscos de gerenciar seus estoques inadequadamente. Ficou interessado? Então venha conosco para conferir!

Defina a pessoa ou equipe responsável pela gestão de estoque

Um dos primeiros passos para fazer a gestão dos produtos armazenados é estabelecer uma pessoa ou equipe que ficará responsável por ela. Quando você não faz isso, corre o risco de deixar passar detalhes importantes para um bom funcionamento.

O ideal é não deixar diversas pessoas circulando pelo estoque sem permissão ou necessidade. Por isso, definir quem cuidará dessa área é essencial para que a pessoa ou equipe se familiarize com os fornecedores, organização, contagens, entre diversos outros detalhes.

E não basta definir quem vai cuidar dessa parte, a pessoa precisa ser orientada sobre como a gestão funciona e o que é preciso ser feito para que a empresa não tenho prejuízos. Depois de escolher os encarregados, isso se tornará uma tarefa mais simples.

Com o passar do tempo e experiência, os processos serão mais eficazes. Pois, além de os encarregados se familiarizarem com eles, também descobrirão o que funciona melhor para o seu negócio em relação a essa área.

Controle a temperatura e iluminação do ambiente

Você já deve ter reparado que alimentos e produtos sempre apresentam indicações na embalagem para que sejam mantidos em um local arejado, longe da incidência de raios solares e em temperatura ambiente.

Por isso, seu estoque também deve se manter dentro desses padrões para garantir que você não perca produtos antes mesmo que o prazo de validade acabe e assegurar a conservação das características dos alimentos, como cheiro, sabor e aparência.

Lembre-se também de separar os tipos de alimentos que necessitam de refrigeração, como carnes, leite e ovos. Você pode estocá-los em refrigeradores ou, caso a quantidade seja grande, optar por ter uma câmara fria.

Realize a contagem das mercadorias regularmente

Outra parte muito importante para a gestão é ter uma planilha de contagem que contenham informações sobre as mercadorias do estoque. Ela deve servir para todos os turnos dentro da empresa, além de ser atualizada frequentemente para evitar erros, manter tudo em ordem e saber quanto o seu estoque vale em dinheiro.

Ao realizar essa contagem regularmente, fazer pedidos novos com os fornecedores dificilmente será um trabalho confuso. Caso você solicite novos itens sem realizar a contagem, é possível cometer o erro de pedir produtos que não precisa naquele momento. Mercadoria acumulada é dinheiro parado, certo?

Estabeleça um esquema de organização

No esquema de organização, é preciso respeitar as normas de estoque e padrões de armazenamento dos alimentos. Por exemplo, mantê-los a uma certa distância da parede para melhorar a ventilação do ambiente e não deixar produtos em contato com o chão, mesmo que em caixas. Para facilitar nessas questões, aposte sempre em equipamentos especializados.

O estoque também deve ser organizado em ordem de utilização, sendo que os recebidos há mais tempo devem ficar na frente. Esse é um processo conhecido com PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Mantê-los nessa dinâmica de organização também facilita a limpeza e o controle de pragas, evitando problemas com a fiscalização sanitária.

Uma situação em que os produtos ficam fora de ordem de recebimento é bastante problemática porque acaba gerando uma grande quantidade de itens estragados, tendo como consequência a perda de dinheiro. Além disso, caso os produtos venham a mofar e ficar com bicho, os prejuízos podem ser ainda piores, podendo afetar boa parte da mercadoria armazenada.

Preveja a demanda

Na hora de entrar em contato com o fornecedor para solicitar as mercadorias, não basta saber quais ingredientes a padaria necessita para fazer pães, bolos e outras receitas. Você também deve prever a demanda de acordo com planilhas e anotações, sempre considerando os produtos que já tem em seu estoque.

Afinal, é preciso cuidado para não ter um estoque maior ou menor que o necessário, visto que as duas situações são prejudiciais. Para que isso não aconteça, você deve fazer um cálculo para descobrir qual é o estoque médio da sua padaria. Esse indicador representa a quantidade média de produtos que você precisa em um determinado período para que não faltem ou sobrem.

Se houver excesso, são grandes as chances de perder produtos. Já as situações de falta são frustrantes para clientes frequentes que desejam produtos específicos. O cálculo varia de acordo com a maneira que você trabalha, com os produtos utilizados, entre outras questões. Por isso, é importante se informar para fazê-lo corretamente.

Saiba negociar com os fornecedores

Saber como negociar com os fornecedores é uma etapa com papel fundamental para reduzir o valor dos estoques. Mas, muito cuidado: é preferível não conseguir uma negociação boa do que optar por produtos com valor baixo e péssima qualidade.

Outro erro comum a ser evitado é ceder a grandes promoções. É indispensável não comprar a mais do que o seu estoque médio, uma vez que os produtos sofrerão grandes chances de serem perdidos, fazendo com que a diferença no valor não seja vantajosa para você.

Verifique as mercadorias no recebimento

Tendo conseguido ou não um desconto, é recomendado sempre verificar os produtos na hora do recebimento, especialmente no caso de alimentos altamente perecíveis, como carnes e legumes. Esse cuidado evita que você aceite e armazene itens com avarias. Caso encontre mercadorias com problemas, não hesite em rejeitá-las.

Para realizar uma boa gestão de estoque da sua padaria, você só precisa seguir nossas dicas e se informar cada vez mais sobre o assunto. Dessa forma, você dificilmente terá grandes problemas com as suas mercadorias armazenadas e poderá ter maior sucesso com seu empreendimento.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Qual a sua maior dificuldade em relação ao estoque da padaria? Compartilhe sua opinião conosco deixando um comentário no post!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Entenda estratégias para aumentar a margem de lucro de sua padaria
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Descubra aqui como aumentar as vendas em sua padaria
O sucesso da sua padaria está diretamente ligado às vendas do negócio. Porém, você sabe como aumentar as vendas?
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Saiba como montar uma padaria com esses 8 passos
Dica de como montar sua padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Guia completo sobre as máquinas para padaria que você precisa ter
Quer saber quais equipamentos precisa para montar uma padaria. Leia este artigo.
Massa Madre Blog