CURIOSIDADES

6 dicas de como reduzir custos na sua padaria

Escrito por Massa Madre Blog
31 de janeiro de 2019

Atingir a eficiência em um empreendimento é o desejo e, ao mesmo tempo, o desafio de qualquer empresário. Assim, todos os gestores buscam alternativas para reduzir os custos e aumentar a lucratividade do negócio, sem perder a qualidade do produto ou do serviço ofertado.

Para isso, no entanto, é preciso saber identificar todos os seus custos e separá-los entre os fixos e os variáveis. Somente dessa forma será possível traçar uma estratégia eficiente para reduzi-los.

Se você tem uma padaria e deseja diminuir os gastos, seja para fazer novos investimentos na sua empresa seja para aumentar os seus lucros, você está no lugar certo! A seguir, nós apresentamos as principais dicas de como reduzir custos. Confira!

Qual a diferença entre os custos fixos e variáveis?

A sua estratégia para diminuir os gastos no seu negócio começa com o entendimento desses dois conceitos. Os custos fixos, por exemplo, são aqueles que não vão sofrer qualquer alteração por estar sob a influência do volume de produção. São conhecidos também como os custos de estrutura.

Entram nessa lista o aluguel, tanto do espaço físico quanto de equipamentos e de maquinário, os serviços de limpeza, de conservação e de segurança, os salários, entre outros items. Apesar de terem esse nome, isso não significa que não podem sofrer reajustes, contudo, esses não estão relacionados aos fatores de produção.

Já os custos variáveis vão mudar se você produzir mais ou menos. Entre esses gastos, podemos incluir o valor da matéria-prima, as comissões de venda, a mão de obra e os insumos usados na produção, como água e energia, etc. Todos eles, tanto os variáveis como os fixos, podem ser revistos se o seu plano é gastar menos. Tudo isso, claro, sem perder a qualidade do seu produto.

Como reduzir os custos da sua padaria?

Independentemente de qual seja o seu plano para a redução de custos, algumas regrinhas devem ser seguidas para atingir esse objetivo. Veja, a seguir, quais são elas.

1. Faça uma gestão financeira eficiente

Para tanto, é preciso fazer uma análise bastante criteriosa do seu fluxo de caixa. Assim, entenda de onde vem o seu dinheiro e em que frentes ele é gasto. Somente assim você poderá saber quais são as maiores e principais fontes de entrada e de saída dos recursos do seu empreendimento.

Esse diagnóstico vai permitir a você tomar as decisões de como e onde cortar gastos na empresa. Além disso, você poderá trabalhar sem ter que antecipar os recursos, ou seja, terá tempo de vender os produtos antes de pagar os fornecedores.

2. Tenha controle sobre o estoque

Saber o que está guardado nos seus armários e refrigeradores é a forma mais eficiente de evitar o desperdício de alimentos. Assim, você evita gastos extras com ingredientes que foram parar no lixo.

É importante ter registrado em documentos a quantidade de cada um dos produtos e o prazo de validade deles. Dessa forma, é possível saber quais devem ser usados primeiro na produção e quais podem ser armazenados por mais tempo. Saber a forma correta de guardá-los também é fundamental.

3. Não deixe a sua contabilidade para segundo plano

Ter o controle financeiro da sua empresa e optar por um regime de tributação adequado para o seu negócio pode ajudar bastante na redução de gastos da sua padaria. Muitas empresas acabam por pagar valores maiores de impostos por fazerem escolhas erradas.

Para isso, tenha suporte de uma consultoria especializada e faça análises e simulações tributárias para saber qual regime será o melhor para o seu empreendimento. Ele pode ser escolhido entre o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido.

4. Evite desperdícios

Essa regra vale tanto para os alimentos usados na produção quanto para os insumos. Aqui, novamente, é importante saber o que você tem guardado, se está armazenado de forma correta e dentro do prazo de validade.

Fazer um planejamento de compras é fundamental para evitar adquirir produtos desnecessários e deixar seu estoque parado. Além disso, coloque a sua criatividade para funcionar e estude a possibilidade de reaproveitar ingredientes que, normalmente, vão parar no lixo.

Quanto aos insumos, conscientize os seus funcionários para evitar desperdício de energia, de água, entre outros. Para isso, é preciso haver uma mudança na cultura da empresa e todos precisam estar comprometidos com essa causa.

5. Reveja os contratos com os fornecedores

Faça uma pesquisa de mercado para saber se há melhores preços para você. As parcerias duradouras são melhores para a estabilidade do seu negócio, mas elas devem ser vantajosas para ambos os lados.

Ao fazer uma revisão e descobrir que há preços mais atrativos no mercado, negocie o seu contrato com o fornecedor atual. As condições mudam ao longo dos anos e você pode adaptá-las, sem contar que você pode cortar custos em uma frente e adicionar em outra, por exemplo.

Assim, negocie valores, prazos de pagamento e parcerias. Se não encontrar mais vantagens para manter o contrato, você pode procurar por outras opções no mercado. Lembre-se de que o importante é ter fornecedores de confiança.

6. Seja eficiente na contratação e na demissão de funcionários

Esses dois processos envolvem custos para a empresa, como treinamentos, período de adaptação e pagamento de direitos trabalhistas. Por isso, é preciso fazê-los de forma bastante eficiente.

Faça uma avaliação da real necessidade de contratar novos funcionários. Em algumas situações, recorrer à terceirização pode ser mais vantajoso. Se for o caso e precisar abrir uma vaga, faça uma avaliação minuciosa dos candidatos para tentar reduzir o número de demissões futuras.

Seguir essas regras pode ser fundamental para você entender de onde vem e para onde vai o dinheiro do seu empreendimento. Somente com esse conhecimento você poderá traçar uma estratégia de como reduzir custos do seu negócio, seja para fazer novos investimentos e expandir a sua atuação seja para aumentar a sua lucratividade. Por isso, não perca mais tempo e coloque essas ideias em prática agora mesmo!

Se você achou este post útil, fique conosco e aprenda como realizar a gestão de equipes em padarias. Aproveite a leitura!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Práticas sustentáveis na padaria: tudo que você precisa saber
Dicas e medidas de como implantar práticas sustentáveis na padaria.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Veja como inovar na sua padaria com as embalagens de produtos
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 dicas para você fazer um planejamento de vendas eficiente na sua padaria
Dicas especiais para realizar um planejamento de vendas super prático e muito eficiente.
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Design para padaria: como melhorar a experiência do cliente em meu negócio?
Dicas de como proporcionar uma boa experiência ao cliente!
Massa Madre Blog