CURIOSIDADES

Aprenda como melhorar o atendimento ao cliente em sua empresa

Escrito por Massa Madre Blog
3 de setembro de 2018

O atendimento ao cliente tem o poder de fidelizar os seus consumidores e garantir que a sua empresa cresça de forma saudável, independentemente da sua área de atuação. Afinal, de nada adianta você ter ótimos produtos e um bom preço se os seus clientes não são bem atendimentos ou não se sentem confortáveis no seu estabelecimento.

Mesmo sendo algo tão importante, porém, muitos empresários e gestores não dão a devida importância a essa estratégia, o que é um grande erro. Para que o seu cliente saia completamente satisfeito, é preciso colocar algumas ações em prática.

Neste post, reunimos algumas dicas para que o atendimento ao cliente na sua empresa seja impecável.

Invista no treinamento de seus funcionários

O atendimento ao cliente deve ser uma constante busca pela perfeição, pois é assim que se ganha a fidelidade e confiança do seu público-alvo, principalmente em comércios. Mas para que isso seja possível, é preciso investir no treinamento e capacitação de seus funcionários, pois cada empresa tem uma cultura e um público diferente.

Além de capacitar os seus atendentes para o dia a dia prático, os treinamentos permitem que eles se mantenham atualizados sobre os produtos que você trabalha no estabelecimento e sobre novas técnicas de atendimento, por exemplo. É preciso dar atenção a esse aspecto, já que problemas relacionados à falta de conhecimento da empresa e dos itens que são comercializados são fatores que influenciam para uma má experiência na sua marca.

Para que essa prática seja eficiente e os seus funcionários entendam o que você quer dizer, é necessário que você tenha clareza no que diz. Não adianta explicar teorias ou fazer rodeios no assunto; em vez disso, dê preferência a exemplos que acontecem no dia a dia do seu estabelecimento. Outra dica para os treinamentos é utilizar as críticas e reclamações a seu favor para pontuar o que deve ser melhorado.

Padronize os processos de atendimento

É muito importante que todos os consumidores sejam tratados da mesma maneira e com excelência, e a melhor forma de garantir isso é padronizando todos os processos de atendimento ao cliente. Os seus funcionários precisam estar alinhados em relação às boas maneiras, cordialidade e agilidade na solução de problemas recorrentes.

Para isso, você pode criar roteiros para o atendimento, mas é importante que estes sejam flexíveis para não passar uma impressão “robótica”. Também é fundamental que todos os seus atendentes conheçam os preços de cada produto e demais características do que é vendido no seu estabelecimento.

Além de alinhar seus colaboradores em relação às normas de atendimento, a capacitação e os treinamentos periódicos que citamos acima também são ótimos meios de padronizar os seus processos de atendimento. Dessa forma, nenhum consumidor será tratado de forma que não seja impecável.

Aposte na transparência com a equipe

Assim como nos treinamentos de seus funcionários, é preciso ter transparência e clareza na comunicação com seus clientes. Já reparou que às vezes saímos de um local com mais dúvidas do que quando entramos?

Para garantir um ótimo atendimento e evitar esse tipo de problema, os seus clientes precisam entender exatamente o que você e seus funcionários estão dizendo. Se ele ganhou um desconto em determinado produto, por exemplo, explique isso da maneira mais simples possível. Nada de mensagens subjetivas e confusas e nem de rodeios desnecessários na conversa. Seja transparente sempre!

Pratique a empatia

Talvez este seja um dos maiores segredos de um atendimento ao cliente de qualidade. Empatia é a capacidade de sentir a dor de outra pessoa. Isso significa que é preciso saber lidar com consumidores que estão furiosos e impacientes, com consumidores que têm muitas dúvidas ou que não conseguem encontrar o que querem.

Ensine os seus funcionários a se colocarem no lugar do consumidor e a identificar o perfil do público. Ao lidar com um cliente muito impaciente, por exemplo, é importante ir direto ao ponto. Já em casos de pessoas calmas, idosas ou que precisam de mais informações, o atendente pode levar mais tempo e ser detalhista na comunicação.

A empatia é um valor que pode fazer toda a diferença no seu atendimento. Por meio do tom de voz usado, gestos e expressões, o seu cliente se sentirá valorizado e verá que a prioridade é deixá-lo completamente satisfeito, o que irá garantir a fidelização.

Conheça o público da sua empresa

Para definir e padronizar a forma de atendimento ao cliente, a linguagem e as estratégias utilizadas, é importante conhecer o perfil do público que frequenta o seu estabelecimento.

Alguns tipos de clientes preferem ser tratados da maneira mais formal possível, sem ter muito contato com os atendentes. Já outros preferem um atendimento mais humanizado e descontraído. Por meio de pesquisas, formulários e até mesmo observando o dia a dia do negócio, é possível identificar o perfil do seu público para implantar um sistema de atendimento que cumpra com as expectativas.

Outra medida interessante é implementar um software de gestão de clientes. Por meio dessa tecnologia, sua equipe será capaz de detectar, com precisão e agilidade, as principais necessidades de cada consumidor, adotando medidas específicas e acertadas para solucionar cada problema.

Utilize uma estratégia de comunicação adequada para o seu público

A linguagem e a forma de falar com um adolescente é diferente da usada para se dirigir a um idoso, não é mesmo? Isso mostra que é possível conquistar ou perder de vez um cliente se a comunicação não for adequada. Então, estude muito bem o seu público para orientar os seus funcionários quanto a melhor linguagem a ser utilizada nas conversas.

Independentemente do tipo de comunicação estabelecido na empresa, porém, é imprescindível respeitar algumas normas de etiqueta. Esse aspecto pode ser garantido até mesmo no momento da contratação, quando o empregador é capaz de observar se o candidato age com educação e paciência.

Tenha em mente que a qualidade do atendimento ao cliente é uma estratégia essencial para a fidelização de consumidores e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa. Aposte em treinamentos, estude seu público-alvo e defina padrões condizentes com o negócio. Assim, você poderá estabelecer a comunicação adequada entre atendente e cliente.

Viu como o simples fato de atender bem pode fazer toda a diferença no seu negócio? Para ficar por dentro de outras ótimas dicas para otimizar o sucesso da sua empresa, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!


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